Saúde

Hospital da Rede Ebserh no Amazonas inicia reforma no Ambulatório Araújo Lima

Investimento de R$ 800 mil visa modernizar infraestrutura e melhorar atendimento do SUS no estado

Agência Gov | Via Rede Ebserh
06/02/2025 18:55
Hospital da Rede Ebserh no Amazonas inicia reforma no Ambulatório Araújo Lima
Comunicação Regional 12

O Hospital Universitário Getúlio Vargas da Universidade Federal do Amazonas (HUGV-Ufam), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), anunciou nesta quinta-feira, 6 de fevereiro, o início da reforma do Ambulatório Araújo Lima. O objetivo é qualificar o atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e às demandas de ensino e pesquisa. O funcionamento não será suspenso durante a intervenção.

“Estamos dando um passo significativo para melhorar as condições de atendimento especializado no estado, além de fortalecer o ensino e a pesquisa na região”, disse o presidente da Ebserh, Arthur Chioro.  Segundo ele, “a melhoria desse espaço permitirá aumentar a oferta de serviços e garantir um cuidado mais humanizado e resolutivo para o povo amazônico, além de proporcionar melhores condições de trabalho e aprendizado para profissionais de saúde, professores, residentes e alunos”.

O Ambulatório Araújo Lima é referência em Neurologia, Ginecologia e Ortopedia e oferece programas especiais que integram atendimento médico e multiprofissional para diabetes, hipertensão arterial, esclerose múltipla, hepatopatias e doenças respiratórias. Também conta com iniciativas como o Programa Estadual de Medicamentos Especiais (Proeme) e Telessaúde.

A secretária de Saúde do Amazonas, Nayara de Oliveira Maksoud Moraes, destacou que “estamos cada vez mais trabalhando em uma vinculação maior tripartite: Ministério da Saúde, Secretaria de Estado e municípios”. Ainda ressaltou o papel histórico e estratégico do Ambulatório, enfatizando que “quando se amplia e revitaliza um equipamento de saúde, também se busca a ampliação do acesso, e a Secretaria de Estado sabe a importância disso”.

Chioro detalhou que a reforma será realizada em uma unidade hospitalar em funcionamento. “Trata-se de um processo desafiador, mas que trará benefícios para todos os que fazem parte do Hospital Universitário, da Universidade Federal do Amazonas, mas principalmente para o povo que usa o SUS”, explicou.

Além das presenças do presidente da Ebserh; do superintendente do HUGV-Ufam, Juscimar Carneiro Nunes; e da secretária de Estado de Saúde; a solenidade contou com o diretor da Faculdade de Medicina da Ufam, Edson Andrade (representando o reitor, Sylvio Puga); e da secretária executiva da SES-AM, Liège Menezes. Durante o dia, os gestores também participaram de reuniões e visitaram as instalações administrativas, de ensino e assistência do Hospital.

Leia também
• Emergência do Hospital Federal de Bonsucesso volta a funcionar após 5 anos fechada
• Governo reforça importância das estatais em entrega da Emergência em Bonsucesso

Investimento e melhorias previstas

O projeto contempla a reforma da recepção e da passarela de acesso ao Ambulatório Araújo Lima, um prédio de seis pavimentos. Diariamente, cerca de 800 pessoas são atendidas no local, contando com uma equipe de 258 profissionais. O investimento de R$ 800 mil é oriundo do Acordo Organizativo de Compromissos (AOC) firmado entre a Ebserh e o HUGV-Ufam.

Segundo o superintendente, a reforma do Ambulatório Araújo Lima está prevista “para durar três meses, com a remodelação completa do espaço de atendimento aos pacientes. Em seguida, outras intervenções contemplarão a acessibilidade e a reestruturação de áreas como o Bloco Cirúrgico e as unidades de internação”. O cronograma de reformas se estenderá ao longo de 2025.

Entre as melhorias previstas estão a unificação da recepção, ampliação da sala de espera e dos sanitários, instalação de forro acústico para redução de ruídos, melhorias na climatização e substituição de mobiliário. A passarela será revitalizada com nova iluminação, paisagismo e substituição da cobertura para permitir maior entrada de luz natural.

A reforma do Ambulatório visa, como detalhou o superintendente, “aprimorar o ambiente de atendimento e proporcionar uma experiência mais satisfatória aos usuários”. Ele reforçou que o atendimento continuará normalmente. “Será um grande esforço da equipe do Ambulatório para assegurar que as adequações não comprometam a confiança e a qualidade do atendimento prestado aos nossos pacientes”.

Sobre o HUGV-Ufam e a Ebserh

O HUGV-Ufam, parte da Rede Ebserh desde 2013, é um hospital geral e referência no Amazonas, atendendo diversas especialidades de média complexidade, como Clínica Geral, Cardiologia, Ginecologia, Neurologia e Oftalmologia. Além disso, é referência em alta complexidade em Ortopedia, Neurologia/Neurocirurgia, Cirurgia Vascular, Videocirurgia e Nefrologia. Também contribui na formação de profissionais da saúde com 23 programas de Residência Médica, dois de Residência Multiprofissional e três de Residência Uniprofissional.

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Por Andreia Pires/Rede Ebserh

Link: https://www.gov.br/ebserh/pt-br/comunicacao/noticias/hospital-da-rede-ebserh-no-amazonas-inicia-reforma-no-ambulatorio-araujo-lima
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte