Trabalho e emprego

MTE forma agentes de desenvolvimento cooperativista solidário em Salvador

Numa parceria com Instituto Federal da Bahia, 58 alunos do curso são certificados dentro do Projeto Ciranda Formativa Norte e Nordeste

Agência Gov | Via MTE
18/02/2025 18:28
MTE forma agentes de desenvolvimento cooperativista solidário em Salvador

O Programa Manuel Querino de Qualificação Social e Profissional (PMQ) celebrou a formatura dos 58 alunos de duas turmas do curso de Agente de Desenvolvimento Cooperativista Solidário no último sábado, 15, em Salvador, Bahia. O evento contou com a presença do secretário de Qualificação, Emprego e Renda, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Magno Lavigne, que participou da entrega dos certificados de conclusão aos alunos.

Coordenado pela Secretaria de Qualificação Emprego e Renda (Semp), do MTE, o PMQ visa proporcionar autonomia aos trabalhadores, garantindo acesso ao trabalho decente e a novas oportunidades de renda. O curso de Agente de Desenvolvimento Cooperativista Solidário, uma parceria com Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), é parte do projeto Ciranda Formativa Norte e Nordeste.

Segundo Lavigne, os novos agentes formados possuem uma compreensão sobre o papel da economia solidária e estão prontos para contribuir na articulação do setor. “O mundo do trabalho se modificou muito e em algum momento as pessoas precisarão empreender. E quando o empreendimento é coletivo, ele permite que as pessoas tenham, além da sua subsistência, uma capacidade de integração e de conhecimento do mundo”, destacou o secretário.

Lavigne também ressaltou a importância da IFBA como parceiro do PMQ. “A Bahia é o principal estado onde nós conseguimos, num primeiro momento, fazer as parcerias do Programa Manuel Querino, com a oferta de 900 vagas”, lembrou.

Uma das alunas, a indígena Ymat Guerém, destacou a iniciativa como pioneira na promoção da inclusão social, em especial numa cidade tão desigual como Salvador, pois a iniciativa se dá a partir de uma linha alternativa como a economia solidária, que reúne muitas pessoas. “Foi uma alegria ter participado do curso. Espero que possa se dar continuidade com outras iniciativas também, porque é muito importante, principalmente para as comunidades que estão ali na linha de frente, lidando com a economia solidária, na ponta, no dia a dia”, disse Ymat.

Programa Ciranda Formativa

O Programa Ciranda Formativa tem como meta qualificar profissionalmente 2.880 trabalhadores no país nos cursos de Agentes de Desenvolvimento Cooperativista Solidário e Gestão de Empreendimentos Econômicos Solidários. Para isso, o MTE firmou parceria com a IFBA para aplicação dos cursos na região Norte e Nordeste e com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) para a região Sudeste, Sul e Centro-Oeste.

Os cursos têm carga horária de 200 horas, sendo 40 horas de qualificação social, que incluem temas como desenvolvimento sustentável, cidadania, direitos trabalhistas e letramento digital e 160 horas de formação específica.

Programa Manuel Querino

Lançado no final de 2023 pelo Ministério do Trabalho e Emprego, o PMQ firmou parceria com 12 universidades e oito institutos federais para a oferta de 33.760 vagas em 25 projetos de profissionalização.  Em setembro do ano passado, foram ofertados mais 15 mil vagas de qualificação em parceria com 20 Organizações da Sociedade Civil (OSCs). Os recursos investidos nessas ações são oriundos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

Link: https://www.gov.br/trabalho-e-emprego/pt-br/noticias-e-conteudo/2025/fevereiro/mte-forma-duas-turmas-de-novos-agentes-de-desenvolvimento-cooperativista-solidario-em-salvador
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte