Secretaria-Geral institui grupo de trabalho técnico de participação social na COP 30
O ministro Márcio Macedo assinou portaria que cria o Grupo de Trabalho Técnico para coordenar as iniciativas que fortaleçam a participação social na 30ª edição da COP

O ministro Márcio Macedo, da Secretaria-Geral da Presidência, assinou, nesta segunda-feira, 17, portaria que cria o Grupo de Trabalho Técnico para coordenar as iniciativas que fortaleçam a participação social na 30ª edição da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP 30, que ocorrerá em novembro, em Belém (PA).
“Acabo de assinar a portaria que cria o Grupo de Trabalho Técnico para coordenar as iniciativas que garantirão a participação social na COP 30. Sob a liderança do presidente Lula, o Brasil sediará esse importante evento global, garantindo que a voz da Amazônia e da sociedade civil seja ouvida na definição das políticas de enfrentamento às mudanças climáticas”, disse. Neste sentido, explicou o ministro, “este grupo vai dialogar com os movimentos para assegurar a participação social na COP”.
O Grupo de Trabalho Técnico terá as seguintes competências: estabelecer diretrizes para fortalecer a participação social e a influência de atores não-estatais na construção das discussões e nos processos decisórios da COP 30, fazer a interlocução com a sociedade civil nacional e internacional, apoiar a realização de iniciativas da sociedade civil que contribuam com a construção dos diversos processos e atividades da conferência, entre outras ações.
“A assinatura desta portaria é o pontapé inicial na participação social na COP 30, com uma expectativa grande para garantir o fortalecimento dessa participação e a incidência da participação da sociedade civil nos diversos fóruns da conferência”, afirmou o coordenador executivo do grupo de trabalho, Jorge Santana. Ele liderará o grupo, formado pelos secretários nacionais Kenarik Boujikian (Diálogos sociais e articulação de políticas públicas), Renato Simões (Participação social), Ronald Santos (Juventude) e Wagner Caetano Oliveira (Relações político-sociais), além de técnicos da SG. As reuniões de trabalho serão mensais e a participação não é remunerada.
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte