Especialistas debatem o Marco de Referência sobre Sistemas Alimentares e Clima
Documento orientador aponta estratégias para o desenvolvimento de sistemas alimentares resilientes às mudanças climáticas

Nos dias 14 e 15 de abril, a Secretaria-Executiva do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) participou da oficina de trabalho sobre o Marco de Referência de Sistemas Alimentares e Clima para as Políticas Públicas, promovida pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), em parceria com a Universidade de Brasília (UnB) e o Instituto Clima e Sociedade (ICS).
A iniciativa reúne esforços do Governo Federal e da sociedade civil com o objetivo de realizar a articulação de políticas públicas que resultem na criação de sistemas alimentares saudáveis e sustentáveis que consigam ser resilientes mesmo diante dos desafios impostos às intensas mudanças climáticas.
Durante os dois dias de atividades foram realizadas oficinas voltadas à identificação de propostas que contribuam para a consolidação do documento. Os temas debatidos buscaram fortalecer a participação social, a governança democrática e o financiamento adequado, além de promover a cooperação internacional para transformar os sistemas alimentares de maneira justa e sustentável.
Também foram abordadas estratégias para a promoção de sistemas alimentares sustentáveis, como a transição agroecológica, o uso responsável da terra e da água, a valorização da sociobiodiversidade, o combate ao desperdício de alimentos e a implementação de políticas públicas que assegurem saúde, soberania e bem-estar ambiental. As sugestões propostas na oficina de trabalho serão incorporadas ao documento preliminar, o qual passará por uma consulta pública que deverá ser iniciada em maio.
O Consea está em fase de transição de mandato e aguardando o Decreto de designação das/dos conselheiras/os para o mandato 2025-2027. Durante esse período transitório, a secretaria do Consea vem acompanhando as pautas relacionadas à agenda do conselho visando principalmente registrar a memória dos acontecimentos a ser repassada aos novos membros.
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte