Marinho recebe representantes da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas
O MTE lançará em Pernambuco, no dia 23 de abril, a Campanha Nacional pelo Trabalho Doméstico Decente 2025. Em agosto, acontece em Brasília a 1ª Marcha Nacional das Trabalhadoras Domésticas.

O Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, recebeu nesta quinta-feira (3/4) em seu gabinete representantes da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad) que apresentaram diversas reivindicações da categoria. Na reunião, o ministro designou uma equipe que vai discutir as principais demandas apresentadas pelo setor.
O ministro ressaltou aos representantes a disposição do MTE em garantir trabalho decente para todos os trabalhadores, com atenção especial às trabalhadoras e aos trabalhadores domésticos do país.
A secretária de Atas da Fenatrad e presidente do Sindoméstico Nova Iguaçu e Região (RJ), Chirlene dos Santos Brito, convidou o ministro para a 1ª Marcha Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras Domésticas, em agosto desse ano, que acontece junto com o 13º Congresso Nacional das Trabalhadoras Domésticas, reunindo lideranças sindicais de todo o país para debater os rumos da categoria.
A coordenadora-geral de Fiscalização e Promoção do Trabalho Decente da SIT, Dercylete Lisboa Loureiro, reforçou também o lançamento da Campanha Nacional pelo Trabalho Doméstico Decente, que ocorrerá no próximo dia 23 de abril, em Recife. Criada em 2022, a iniciativa acontece anualmente no mês de abril, em alusão ao Dia Nacional da Trabalhadora e do Trabalhador Doméstico 2025, celebrado em 27 de abril, promovendo conscientização, diálogo e fiscalização para garantir os direitos da categoria.
Estavam presentes ao encontro, representantes da Fenatrad: o tesoureiro da Fenatrad e do Sindoméstico-BA, Francisco Xavier de Santana; a secretária de Formação Sindical, Chirlene dos Santos Brito; a presidente do Sindoméstico Acre, Ana Maria Nascimento da Silva; a presidente do Sindoméstico do município de São Paulo, Marli de Oliveira Silva; e a coordenadora de Projetos, Louisa Acciari.
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte