Brics Brasil

Brasil lidera reunião técnica do Brics sobre transportes e lança dossiê sobre mobilidade sustentável

Documento reúne soluções dos países do bloco para enfrentar desafios em mobilidade e transporte sustentável, além de destacar ações como transição energética, micromobilidade e parcerias público-privadas

Agência Gov | Via MTR
12/05/2025 17:02
Brasil lidera reunião técnica do Brics sobre transportes e lança dossiê sobre mobilidade sustentável

O Ministério dos Transportes iniciou, nesta segunda-feira (12/5), a 3ª Reunião Técnica do Grupo de Trabalho (GT) de Transportes do Brics, em parceria com os Ministérios das Cidades e de Portos e Aeroportos. Sob a presidência brasileira, o GT tem como objetivo consolidar um compêndio de boas práticas em mobilidade, logística e transporte sustentável, com contribuições do Brasil, África do Sul, Indonésia e Rússia. O encontro, que segue até quarta-feira (14), dá continuidade às discussões iniciadas em março deste ano e busca reforçar a cooperação entre os países-membros.

O dossiê de boas práticas reúne experiências bem-sucedidas e soluções inovadoras adotadas pelos países do bloco para enfrentar desafios comuns no setor. Em um contexto marcado pela rápida urbanização, pelo crescimento do comércio e pela urgência de ações contra as mudanças climáticas, o documento destaca iniciativas que promovem a transição energética, a eletrificação de frotas, o uso de combustíveis alternativos, a expansão da micromobilidade e o desenvolvimento de infraestrutura resiliente.

A proposta também ressalta a importância de políticas públicas integradas, de marcos regulatórios eficazes e de parcerias estratégicas, especialmente entre os setores público e privado, para garantir sistemas de transporte mais eficientes, inclusivos e ambientalmente responsáveis. Ao articular as dimensões econômica, social e ambiental da mobilidade, o documento busca fomentar a cooperação entre os países do bloco, ampliar o compartilhamento de conhecimento e inspirar ações conjuntas sustentáveis.

Além do Brasil, integram o Brics os seguintes países: África do Sul, Arábia Saudita, China, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Índia, Indonésia, Irã e Rússia.

Reunião Brics
Foto: Michel Corvello/MT

Compromisso sustentável

Segundo o subsecretário de Sustentabilidade do Ministério dos Transportes, Cloves Benevides, o compêndio representa um esforço conjunto e dedicado, que reflete o compromisso contínuo das nações do Brics em promover sistemas de transporte sustentáveis e resilientes.

“Os estudos de caso apresentados no documento demonstram esforços proativos para enfrentar os desafios da urbanização, das mudanças climáticas e da evolução dos padrões de comércio global, promovendo simultaneamente o crescimento econômico, a inclusão social e a sustentabilidade ambiental”, destacou.

Para Benevides, compartilhar experiências e aprender uns com os outros é essencial para acelerar a transição rumo a um futuro de transportes mais sustentável e resiliente.

Cooperação

O secretário adjunto do Ministério de Portos e Aeroportos, Fábio Lavor, ressaltou que o intercâmbio de experiências e visões proporcionado pelas atividades desenvolvidas é essencial para o avanço das agendas.

Ele também destacou a necessidade de uma resposta rápida a eventos climáticos extremos, como as estiagens no Rio Grande do Sul e na Amazônia. “A cooperação logística entre os países do BRICS é fundamental para enfrentar esses desafios”, afirmou.

Além disso, Lavor reforçou a importância de ampliar as rotas aéreas para intensificar o comércio, o turismo e o intercâmbio entre os países. “Essas nações compartilham semelhanças culturais e sociais que devem ser cada vez mais fortalecidas”, completou.

O diretor de Mobilidade Nacional da Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, Marcos Daniel, também destacou a importância da cooperação internacional para fortalecer as políticas de mobilidade no contexto dos Brics.

Ele afirmou que, embora existam desafios na transição energética justa, especialmente no setor de transportes e nas cidades, também surgem oportunidades significativas de desenvolvimento econômico e social. “Este é o caminho que nos levará a um futuro melhor para a comunidade dos Brics que vive, trabalha e se desloca nas cidades, em benefício também das futuras gerações”, finalizou.

 

Link: https://www.gov.br/transportes/pt-br/assuntos/noticias/2025/05/brasil-lidera-reuniao-tecnica-do-brics-sobre-transportes-e-lanca-dossie-de-boas-praticas-para-mobilidade-sustentavel
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte