Brasileiros estão cada vez mais atentos à sustentabilidade em viagens, aponta pesquisa
Levantamento da Booking.com indica que 98% dos consultados querem reduzir impactos ambientais. Ministério do Turismo apoia e estimula ações que promovam o desenvolvimento sustentável do setor

O turista brasileiro está cada vez mais atento ao impacto ambiental de suas escolhas ao viajar. É o que indica o 10º Relatório de Viagens e Sustentabilidade da plataforma Booking.com, divulgado em maio. Segundo o levantamento, 98% dos consultados expressam o desejo de adotar práticas mais sustentáveis ao fazer turismo — um salto significativo na comparação com 2016, quando apenas 56% tinham essa preocupação.
A pesquisa ouviu, no total, 32 mil pessoas em 34 países, incluindo mil entrevistados no Brasil. Os dados revelam mudanças relevantes no comportamento dos viajantes ao longo da última década, especialmente a adoção de práticas voltadas à redução de resíduos e ao uso consciente de energia.
Entre as principais ações que os brasileiros pretendem incorporar nas próximas viagens estão evitar o desperdício (57%), reduzir o impacto sobre a vida selvagem (57%) e consumir menos energia (54%). Além de proteger o meio ambiente, as iniciativas contribuem para o fortalecimento de economias locais e valorizam as comunidades que recebem os visitantes.
SUSTENTABILIDADE - O Ministério do Turismo apoia e estimula ações que promovam o desenvolvimento sustentável do setor, reconhecendo o papel do viajante consciente na construção de um turismo mais responsável e inclusivo. O Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024-2027, lançado ano passado, busca reforçar o protagonismo do ramo na sustentabilidade e fazer do segmento um grande vetor de desenvolvimento econômico e de geração de emprego e renda.
Os princípios estabelecidos para a implementação do PNT são cooperação e regionalização, desenvolvimento e inserção produtiva de pessoas, sustentabilidade, inovação e transformação digital, além da democratização do acesso ao turismo. Como visão para 2027, o Plano se propõe a posicionar o Brasil como “destino incomparável, seguro, inclusivo, sustentável, inovador e referência em experiências únicas e memoráveis”.
Por: Júlia de Aguiar
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte