Curso sobre segurança on-line de meninas ganha prêmio Neide Castanha
Desenvolvida em parceria entre Secom, Serenas e Embaixada do Reino Unido, formação “Escolas ON, Violências OFF: Educação para Segurança On-line de Meninas” venceu na categoria Produção de Conhecimento

O curso “Escolas ON, Violências OFF: Educação para Segurança Online de Meninas” foi premiado na categoria Produção de Conhecimento na 14ª edição do Prêmio Neide Castanha, em Brasília. A entrega da estatueta ocorreu durante o encerramento da Semana Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Criança e Adolescentes, na quinta (22/3), iniciativa da Secretaria Executiva do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.
Lançado em março, o curso foi desenvolvido por meio de uma parceria entre a organização Serenas, a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) e a Embaixada do Reino Unido, com apoio do Ministério das Mulheres e da Escola Nacional de Administração Pública (Enap).
A formação tem como objetivo qualificar educadores para prevenir e enfrentar violências digitais no ambiente escolar, protegendo meninas de ameaças como assédio online e outras formas de abuso. Totalmente gratuito, o curso já conta com mais de três mil inscrições, de todos os estados do Brasil, além de cinco países.
Sobre o curso
O curso “Escolas on, Violências off: Educação para segurança on-line de meninas” surgiu a partir da necessidade de formação de educadores para apoio às meninas vítimas de violências facilitadas pela tecnologia no Brasil, com orientações para prevenção, acolhimento e encaminhamento desses casos. Com conteúdos acessíveis e inteiramente online, a iniciativa forma profissionais para a promoção de ambientes escolares mais seguros e acolhedores para meninas.
O conteúdo teórico e prático está disponível na plataforma da Enap desde o dia 13 de março, com textos, materiais complementares e dez videoaulas curtas e acessíveis, com propostas práticas para aplicação dos conhecimentos na realidade escolar. O curso pode ser acessado online e conta com um certificado de 20 horas de carga horária, emitido pela Escola Virtual de Governo. Qualquer pessoa interessada no tema pode participar gratuitamente.
• Inscreva-se: https://www.escolavirtual.gov.br/curso/1341
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte