Governos Federal e da Bahia discutem ações para qualificação profissional
Bahia busca expandir oferta de cursos de qualificação para preparar a população para oportunidades mais dignas e atender à crescente demanda do mercado de trabalho

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, reuniu-se nesta terça-feira (27/5) com o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, para discutir a ampliação de políticas públicas voltadas à qualificação profissional e à geração de emprego e renda para a população baiana.
Durante a reunião, Luiz Marinho destacou a importância de articular esforços entre os entes federativos para ampliar o acesso da população trabalhadora a programas de capacitação. “A qualificação profissional é um instrumento fundamental para garantir oportunidades de trabalho digno e fomentar o crescimento econômico sustentável”, afirmou o ministro.
Jerônimo Rodrigues mostrou interesse da gestão estadual em fortalecer a parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de formação e requalificação profissional, alinhados às vocações econômicas do estado. “Temos um compromisso com o povo baiano de criar caminhos para o emprego e a renda. E isso passa necessariamente por investimentos em capacitação”, disse o governador.
De acordo com o secretário de Qualificação e Fomento à Geração de Emprego e Renda, Magno Lavigne, ao encontro marca mais um passo na construção de políticas públicas que visam preparar os trabalhadores e trabalhadoras da Bahia para os desafios do mundo do trabalho, com base no diálogo federativo e no fortalecimento da rede de qualificação profissional no país.
“Esse diálogo reforça o compromisso conjunto entre o governo federal e o estadual com o fortalecimento da inclusão produtiva e o desenvolvimento regional, por meio de políticas e parcerias com o setor produtivo para a formação em áreas estratégicas”, afirmou Magno Lavigne.
Também participaram da reunião o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia, Augusto Vasconcelos; o secretário de Relações Institucionais da Bahia, Adolpho Loyola; o secretário de Comunicação, Marcus Di Flora; e o superintendente de Desenvolvimento, Rubens Deusdedith Santiago. Pelo Ministério do Trabalho e Emprego, estiveram presentes o secretário de Inspeção do Trabalho, Luiz Felipe Brandão; o secretário de Proteção ao Trabalhador, Carlos Augusto Simões; e o consultor jurídico, Ricardo Panquestor Nogueira.
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte