Meio ambiente

“Queremos que haja justiça ambiental”, diz Lula sobre proposta de cobrar auxílio de países ricos

Presidente afirmou, em entrevista à BandNews FM, que a proposta para apoiar a preservação de florestas será apresentada na COP30

Agência Gov/Planalto
12/08/2025 22:14
“Queremos que haja justiça ambiental”, diz Lula sobre proposta de cobrar auxílio de países ricos
Frame de Vídeo
“Vamos propor a criação de uma tarifa paga pelos países ricos, para pagar as florestas que ficarem em pé", disse Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu que os países ricos contribuam para a preservação de florestas. Em entrevista à BandNews FM, no programa O É da Coisa, nesta terça-feira (12/8), Lula afirmou que o TFFF, mecanismo financeiro inovador proposto para incentivar a conservação de florestas tropicais em países em desenvolvimentoserá apresentado na COP30, que será realizada em Belém (PA), em novembro. A Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas no Brasil trará, pela primeira vez, para a Amazônia chefes de Estado e líderes de todo o mundo.

“Vamos propor a criação de uma tarifa paga pelos países ricos, para pagar as florestas que ficarem em pé. E você tem poucas. Você tem os países da América do Sul na região, você tem Indonésia e você tem o Congo. Muitos outros países já estão ‘carecas’. Então, nós queremos, na verdade, que haja justiça ambiental”, explicou.

Lula ressaltou que “a COP no Brasil será transformada na COP da verdade”. “Eu quero saber qual o chefe de Estado que acredita nos cientistas ou não. Se eles acham que há um problema de aquecimento global ou não. Se eles acham que pode haver uma coisa maluca no planeta ou não. Eu acho que pode. Porque a nossa responsabilidade é de não permitir que haja um aquecimento acima de 1,5 grau”, disse, citando eventos climáticos recentes pelo mundo.

PRESERVAÇÃO - Para ilustrar o empenho do Brasil com a preservação do meio ambiente, o presidente pontuou que desde o início da atual gestão federal o desmatamento já diminuiu em 50% na Amazônia. “Eu assumi o compromisso de que a gente vai conseguir chegar a um desmatamento zero até 2030. Porque a gente tem prazer e orgulho de ser o país que tem a maior floresta tropical do planeta Terra e nós queremos cuidar dela. Porque cuidando da nossa floresta, da nossa água, do nosso Pantanal, da nossa Caatinga, do nosso Cerrado, do nosso meio ambiente, a gente vai estar garantindo qualidade de vida para o povo trabalhador”, disse.

ENSINO — Em conversa com o jornalista Reinaldo Azevedo, Lula também afirmou que pretende colocar no currículo escolar o ensino sobre as questões ambientais. “Porque eu acho que uma criança aprendendo na escola como é que faz coleta seletiva de lixo, ela pode educar o pai e a mãe que não aprenderam quando eram criança. E a gente pode ter uma melhora muito grande na qualidade ambiental dentro da casa da gente”, defendeu.

Link: https://www.gov.br/planalto/pt-br/acompanhe-o-planalto/noticias/2025/08/201cqueremos-que-haja-justica-ambiental201d-diz-lula-sobre-proposta-de-cobrar-auxilio-de-paises-ricos
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte