Cultura

Margareth Menezes e diretor do Iphan conversam sobre vida em cidades patrimônios

No programa do Iphan os convidados debatem sobre a importância da relação de pertencimento e cuidado da população com os bens culturais

Agência Gov | Via MinC e Iphan
21/08/2025 11:37
Margareth Menezes e diretor do Iphan conversam sobre vida em cidades patrimônios

O terceiro episódio do videocast Nosso Patrimônio vai ao ar nesta quinta-feira (21/8), às 19h30, no Canal Gov, e terá como convidados a ministra da Cultura, Margareth Menezes, e o diretor do Departamento de Patrimônio Imaterial (DPI) do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Deyvesson Gusmão. 

O presidente do Iphan, Leandro Grass, conduz a conversa sobre cuidado e gestão compartilhada do patrimônio, assim como pertencimento, a partir das experiências de vida dos cidadãos e da própria ministra em cidades consideradas bens culturais nacionais.

Nascida em Salvador (BA), Margareth Menezes reflete sobre como o título de patrimônio também pertence a população que vivencia a cidade. “Quando o equipamento é considerado algo histórico é porque algo que aconteceu ali, faz parte da memória da sociedade”, comenta a ministra, destacando o momento de recuperação das políticas de preservação nos últimos anos. 

“Fazendo esse reconhecimento ao Iphan, eu acho que é a primeira vez que nós estamos com um volume de investimentos para cuidar dos centros históricos, mas é um processo de construção e a gente busca melhorar essa questão”, diz Margareth.

O diretor do DPI, Deyvesson Gusmão, reforçou o caráter positivo da participação social na gestão dos patrimônios, unindo sociedade civil, que constrói e realmente sabe os valores atribuídos aos bens culturais, e poderes públicos. 

“Quando a gente fala de centro histórico, a gente está falando de sentido e de valores que são atribuídos pelas pessoas daquelas edificações. Patrimônio material e imaterial são duas faces da mesma moeda, porque as duas coisas passam pela atribuição de sentidos e de valor que são feitas pelas pessoas que estão no lugar, no território. Então é importante que essa gestão seja compartilhada entre as instancias de governo juntos com a sociedade civil. A gente não consegue fazer gestão de patrimônio sozinho”, afirma o diretor.

Produzido em parceria com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e exibido na TV aberta pelo Canal Gov, o videocast Nosso Patrimônio terá, ao todo, quatro episódios ao longo do mês de agosto, o mês do patrimônio. Os episódios anteriores estão disponíveis no canal do Iphan no YouTube.

Além das datas de estreia de cada episódio, o videocast Nosso Patrimônio também tem reprises na programação do Canal Gov, nas sextas-feiras à 0h30, 3h30, 9h e 14h; nos sábados às 18h30; e à meia-noite (0h) dos domingos para as segundas. Os episódios também têm espaço na programação da Rádio Gov e podem ser assistidos nos canais do YouTube do Canal Gov e do próprio Iphan.

 

 

Link: https://www.gov.br/cultura/pt-br/assuntos/noticias/nosso-patrimonio-ministra-margareth-menezes-e-diretor-do-iphan-conversam-sobre-vida-em-cidades-patrimonios
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte