Previdência

Aposentadoria chega aos ribeirinhos do Pantanal com a presença do INSS

Parceria com a Justiça Federal garante acesso a benefícios previdenciários a comunidades ribeirinhas

Agência Gov | Via INSS
17/09/2025 18:24
Aposentadoria chega aos ribeirinhos do Pantanal com a presença do INSS

Na fronteira entre Mato Grosso do Sul e Bolívia, a realização de atendimentos presenciais do INSS garante direitos na comunidade ribeirinha de Barra de São Lourenço. Para o pescador e piloteiro José de Oliveira Amorim, condutor de embarcações desde jovem, a presença dos servidores significou a realização de um sonho: aos 60 anos, após décadas de trabalho nos rios do Pantanal, ele pôde conquistar sua aposentadoria como pescador artesanal, sendo atendido perto de casa pela primeira vez.

O atendimento foi possível graças uma parceria com a Justiça Federal, que leva serviços previdenciários e assistenciais a regiões afastadas dos centros urbanos “No ano passado fui até a agência do INSS em Corumbá, mas agora consegui ser atendido aqui, perto de casa”, conta José. Ao saber da presença do INSS na comunidade, foi um dos primeiros a chegar e a ser atendido pelo projeto Justiça Itinerante.

Além de Barra de São Lourenço, o município de Paraguai Mirim também recebeu atendimento presencial do Instituto. Nesta quinta e sexta-feira (18 e 19), é a vez de Jatobazinho. Durante as ações, pescadores e trabalhadores rurais podem solicitar benefícios como a aposentadoria rural e outros serviços previdenciários.

A população de localidades próximas a Jatobazinha, como Porto São Francisco, Domingos Ramos, Ilha Verde, Porto Amolar, além de Tuiuiú, Pioval, Capim Gordura, Castelo, Mato Grande, Coqueiro, Bonfim, São Pedro, Chané, Aldeia Uberaba, Acurizal e Aterro do Binega, também podem buscar atendimento.

A iniciativa é resultado da união de esforços do INSS, da Justiça Especial Itinerante do TRF3 e de outras instituições públicas, que buscam garantir cidadania e inclusão social por meio de atendimentos especializados em regiões de difícil acesso. Com o apoio da Marinha, que disponibiliza dois navios — um para o transporte de servidores e outro equipado para atendimentos médicos e odontológicos —, a expedição amplia a oferta de serviços públicos para quem mais precisa no coração do Pantanal.

Texto: Secom/MS

 

Link: https://www.gov.br/inss/pt-br/aposentadoria-chega-aos-ribeirinhos-do-pantanal-com-a-presenca-do-inss
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte