Segundo dia da Conferência de Políticas para as Mulheres debate autonomia econômica e democracia
Programação desta terça-feira (30) contará com 12 painéis temáticos e os Espaços de Diálogo, principais momentos deliberativos da conferência

O segundo dia da 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (5ª CNPM) promete intensa mobilização das quatro mil representantes vindas de todas as regiões do País. Ao longo da manhã, serão realizados 12 painéis temáticos, que vão aprofundar debates sobre diferentes dimensões das políticas públicas para as mulheres, reunindo especialistas, representantes do governo e da sociedade civil. Confira os temas aqui.
À tarde, a programação será marcada pelos Espaços de Diálogo , instâncias centrais do processo conferencial. Em 20 grupos simultâneos, organizados em 15 eixos temáticos, as participantes irão analisar e sistematizar as propostas vindas das etapas municipais e estaduais, em um exercício de democracia participativa que resultará em deliberações nacionais.
Os trabalhos desenvolvidos nos painéis e nos Espaços de Diálogo irão compor o documento final da 5ª CNPM, que orientará o Governo Federal na formulação e implementação de políticas estratégicas para a promoção da igualdade de gênero.
Durante os três dias do encontro, a 5ª CNPM conta com uma programação que valoriza a diversidade cultural, política e criativa das mulheres brasileiras, com Mostra de Economia Solidária e Criativa, exposição de produtos de mulheres de todo o país; espaço para lançamento de livros autorais; exposição de obras e artistas plásticas; e a Alameda “Mulheres na luta por democracia, igualdade e soberania”.
Tenda Mulheres e Clima
A Tenda Mulheres e Clima também terá uma programação especial nesta quarta-feira (1º). Pela manhã, às 8h30, o espaço será aberto com a apresentação cultural do grupo Batuqueiras. À tarde, às 16h30, acontece a roda de conversa Impactos das Mudanças Climáticas para mulheres na perspectiva da saúde reprodutiva. Em seguida, das 17h15 às 18h30, haverá um espaço de intercâmbio de iniciativas de movimentos sociais voltadas à justiça climática, que incluirá a recepção de cartas para a COP30.
Durante todo o dia, a Tenda contará ainda com exibição de vídeos, distribuição de materiais e outras atividades interativas, reforçando o protagonismo das mulheres na agenda climática nacional e internacional.
Confira aqui a programação completa.
Sobre a 5ª CNPM
Realizada de 29 de setembro a 1º de outubro de 2025, a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres é organizada pelo Ministério das Mulheres e pelo Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM). Sob o lema “Mais direitos, mais democracia, mais igualdade” , o evento marca a retomada da principal instância de participação social para formulação de políticas públicas voltadas à igualdade de gênero. Saiba mais: gov.br/mulheres/5cnpm .
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte