Como anda seu plano de previdência complementar? Painel lançado pelo Governo informa
Ferramenta digital criada pelo trabalho de dois ministérios e da Previc promete fornecer dados de gestão de 270 fundos de pensão brasileiros e seus 1.180 planos de benefícios

Uma nova plataforma do Governo do Brasil com dados abertos sobre os 270 fundos de pensão brasileiros e seus 1.180 planos de benefícios está disponível na internet a partir desta terça-feira (2/9). O Painel Previc - Cidadão é fruto do trabalho de uma startup formada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) .
“O lançamento do Painel Previc- Cidadão é o resultado mais importante dessa parceria para a sociedade”, comemora o secretário de Governo Digital do MGI , Rogério Mascarenhas. “O Programa Startup GOV. BR foi pensado exatamente para acelerar projetos estratégicos de transformação digital do governo federal como esse , que têm impacto direto na qualidade dos serviços entregues à população”, completa.
O programa do MGI foi criado em 2021 para dar apoio a órgãos do Governo Federal para viabilizar entregas qualificadas, de alto impacto e estratégicas em termos de transformação digital. Atualmente existem 31 startups dentro do portfólio de projetos do programa, além das 20 que já foram concluídas após alcançarem seus objetivos.
Inovação a serviço de todos
A plataforma permitirá o acompanhamento de informações sobre a gestão de planos de benefícios e das próprias entidades fechadas de previdência complementar (EFPC) . O painel reúne mais de 20 bases de dados e apresenta o resultado consolidado de forma simples e visualmente compreensível, com notas explicativas fundamentais para evitar dúvidas.
O objetivo é aumentar a transparência e facilitar a busca por informações sobre o setor por toda a sociedade . Com o Painel Previc - Cidadão, os dados ficam totalmente abertos, reduzindo barreiras tecnológicas e facilitando a fiscalização pela população . Para o diretor-superintendente da Previc, Ricardo Pena, a ferramenta vai “democratizar o acesso aos dados sobre o setor responsável pela aposentadoria complementar de milhões de brasileiros”.
Como acessar
A plataforma poderá ser acessada pelo portal da Previc e, dentro dela, o usuário terá acesso direto a dois caminhos de entrada que podem ser escolhidos conforme o interesse: “Informações de Entidade” e “Informações de Plano de Benefícios”.
Em cada uma dessas áreas estão, respectivamente, os dados consolidados sobre os 270 fundos de pensão brasileiros e os 1.180 planos de benefícios que existem hoje. Todas as informações são organizadas em seções específicas, proporcionando mais agilidade e transparência no acesso às informações para participantes, assistidos, patrocinadores, instituidores, gestores, profissionais das EFPC e demais interessados no tema .
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte