Previdência

Mutirões do INSS no Nordeste reduzem a espera de quase 7 mil pessoas

Mais de 40 unidades, em nove estados, participaram das ações extras que reduzem em até sete meses o tempo de espera

Agência Gov | Via INSS
30/09/2025 13:51
Mutirões do INSS no Nordeste reduzem a espera de quase 7 mil pessoas
Roneymar Alves
Descrição da imagem: Servidora do INSS realiza atendimento de segurados em Agência da Previdência Social no Nordeste

Os mutirões do Serviço Social realizados aos fins de semana pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) impactaram quase 7 mil pessoas no mês de setembro na Região Nordeste. Esse número corresponde às avaliações sociais antecipadas para requerentes do Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS) e do Benefício por Incapacidade Temporária (antigo auxílio-doença).

Mais de 40 unidades, localizadas nos nove estados da região, participaram desses atendimentos extras. Com essas antecipações, o cidadão pode ter a espera reduzida em até sete meses. O Ceará concentrou o maior número de avaliações sociais, quase 50% do total, com destaque para a capital do estado, que realiza, em média, 800 atendimentos por fim de semana.

Perícia Médica

Além das avaliações sociais, o Ministério da Previdência Social reforçou os atendimentos com a realização de perícias médicas para o mesmo público. Só no último fim de semana (27 e 28 de setembro), foram realizadas 4.918 perícias no Nordeste, tornando a região a que mais atendeu no período.

Quem tiver interesse em antecipar o atendimento pode verificar a disponibilidade de vagas entrando em contato com a Central 135 ou acessando o Meu INSS (aplicativo ou site).

Link: https://www.gov.br/inss/pt-br/assuntos/mutiroes-do-inss-no-nordeste-reduzem-espera-de-quase-7-mil-pessoas
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte