Conheça as homenageadas durante a 5ª Conferência de Políticas para Mulheres
Alameda Mulheres: na luta por democracia, igualdade e soberania celebrou lideranças históricas e ativistas na defesa dos direitos das mulheres

Mais do que uma exposição, a “Alameda Mulheres: na luta por democracia, igualdade e soberania” é um percurso de memória, reconhecimento e inspiração. Criada no âmbito da 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (5ª CNPM), a mostra celebra o legado de lideranças que transformaram o Brasil por meio da luta por direitos, igualdade e justiça social, reafirmando o papel das mulheres na construção da democracia e das políticas públicas no país.
Durante a conferência, a exposição prestou homenagem a lideranças históricas e ativistas de movimentos sociais, feministas e de mulheres, destacando trajetórias de luta e resistência que marcaram a história brasileira.
Entre as homenageadas, estiveram Dilma Rousseff, primeira mulher a ocupar a Presidência da República; Maria da Penha, cuja história inspirou a criação da Lei que leva seu nome; Benedita da Silva, primeira senadora negra do Brasil e símbolo da luta das mulheres negras e periféricas; Marielle Franco, vereadora assassinada em 2018 e ícone da resistência política; e Lélia Gonzalez, intelectual e militante histórica do feminismo negro no país.
Também foram lembradas as ex-ministras da pasta das Mulheres — Emilia Fernandes, Nilcea Freire, Iriny Lopes, Eleonora Menicucci e Cida Gonçalves —, que em diferentes períodos ampliaram direitos e políticas públicas de igualdade.
Entre outras homenageadas estão Célia Xakriabá e Txai Suruí, referências na luta indígena e ambiental; Sueli Carneiro, uma das principais pensadoras do feminismo negro contemporâneo; Duda Salabert e Erika Hilton, que marcaram a política brasileira como as primeiras parlamentares trans eleitas; e Maria de Jesus Ferreira Bringelo (“Dona Dijé”), liderança quebradeira de coco-babaçu e símbolo da resistência quilombola e camponesa.
>> Clique aqui para acessar a lista completa das homenageadas
Reconhecimento e legado
A exposição apresentou fotos e breves biografias das mulheres homenageadas e foi distribuída por diversos espaços da conferência, convidando as participantes a percorrem a “Alameda Mulheres” para conhecer histórias que moldaram a trajetória democrática e feminista do país.
Ao longo dos três dias, a mostra se consolidou como um espaço de memória, reconhecimento e inspiração para as novas gerações de mulheres que seguem construindo o Brasil.
5ª CNPM
Com o tema “Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas para Todas", a 5ª CNPM foi realizada entre 29 de setembro e 1º de outubro de 2025, em Brasília (DF), reunindo mais de 4 mil participantes de todos os estados e do Distrito Federal, consolidando-se como o maior encontro participativo de mulheres do país. O evento foi uma realização do Ministério das Mulheres, em parceria com o Conselho Nacional dos Direitos das Mulheres (CNDM).
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte