Energia

Energia limpa ganha novas usinas fotovoltaicas no centro do Rio Grande do Norte

Com investimento estimado de R$ 569 milhões, empreendimento do Novo PAC soma 117,5 MW de capacidade instalada

Agência Gov | via MME
06/10/2025 13:59
Energia limpa ganha novas usinas fotovoltaicas no centro do Rio Grande do Norte
Divulgação/MME
A 196 quilômetros de Natal, cidade de Santana do Matos sedia quatro usinas

O Complexo Fotovoltaico Dunamis entrou em operação no dia 24 de setembro, no município de Santana do Matos (RN). Composto por 36 unidades geradoras, distribuídas em quatro usinas – Dunamis I a IV –, o empreendimento soma 117,54 megawatts (MW) de capacidade instalada.

O projeto, que faz parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) do Governo Federal, conta com um investimento estimado de R$ 569 milhões, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social da região.

A conexão do complexo à Rede Básica ocorre por meio de instalações de interesse restrito, composta por uma subestação elevadora e uma linha de transmissão em 230 kV, em circuito duplo, com aproximadamente 100 metros de extensão.

O licenciamento ambiental foi conduzido pelo Instituto do Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (IDEMA-RN), que emitiu as Licenças de Operação (LO) para as usinas e para a linha de transmissão associada.

Link: https://www.gov.br/mme/pt-br/assuntos/noticias/geracao-de-energia-renovavel-avanca-com-a-entrada-em-operacao-do-complexo-fotovoltaico-dunamis-no-rn
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte