Turismo

Países do Mercosul consolidam avanços na cooperação turística regional

Reunião de ministros do Turismo do bloco, em Brasília, acertou o desenvolvimento de iniciativas voltadas à ampliação da promoção conjunta de destinos e atrativos

Agência Gov | Via Turismo
22/10/2025 22:49
Países do Mercosul consolidam avanços na cooperação turística regional
Alessandra Serrão/MTur
Reunião ministerial do Mercosul em Brasília consolidou avanços na cooperação turística regional

Representantes de países membros e associados do Mercosul definiram nesta quarta-feira (22/10), em Brasília (DF), os pontos de cooperação conjunta que marcarão os próximos passos do bloco no setor. Durante reunião de ministros do Turismo do grupo comandada por Celso Sabino, do Brasil – que ocupa a Presidência Pro Tempore do Mercado Comum do Sul –, foram acertadas ações a serem adotadas com vistas à crescente integração regional.

Um dos pontos discutidos é o reforço da marca “Visit South America”, que envolve atrativos do bloco e busca ampliar a visibilidade dos destinos locais no cenário global, de modo a aumentar a atração de visitantes. Os participantes do encontro na capital federal também decidiram dar continuidade ao trabalho de promoção do Caminho dos Jesuítas da América do Sul, que envolve pontos históricos comuns de Brasil, Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai.

O ministro do Turismo do Brasil, Celso Sabino, celebrou a união de forças sul-americanas pelo desenvolvimento sustentável do ramo. “A reunião de hoje reafirma, de forma robusta, o compromisso do Mercosul com o fortalecimento da cooperação turística conjunta. Acreditamos firmemente que o bloco pode ser um exemplo global de turismo sustentável, unindo meio ambiente, cultura e desenvolvimento local”, conclamou Sabino.

Conforme decidido nesta quarta-feira, o Mercosul manterá, ainda, a valorização do turismo gastronômico regional, potencializando a divulgação das riquezas culinárias únicas da região e consolidando-as como vetores de identidade, inovação e competitividade regional. Outro passo crucial é o desenvolvimento da Rota Natural do Sul, que reúne atrativos naturais do bloco e fortalece a integração entre turismo e sustentabilidade ambiental.

Aproximação

A ministra do Turismo do Paraguai, Angelita Duarte, celebrou a oportunidade de estreitar laços na América do Sul e, assim, proporcionar o fortalecimento da região como destino turístico de destaque no mundo. “Agradecer por este passo tão enriquecedor, que nos permite retomar nosso esforço, nosso trabalho conjunto dedicado ao Mercosul, o que fortalece os laços entre os nossos países irmãos”, declarou Duarte.

Também presente à reunião em Brasília, o secretário executivo do Ministério da Cultura do Brasil, Márcio Tavares, apontou benefícios da contínua integração entre os setores cultural e turístico. “Sem cultura, não há turismo sustentável. E sem turismo, a cultura perde um de seus maiores aliados econômicos e de projeção internacional. Nós caminhamos lado a lado”, enfatizou Tavares, que representou a ministra da Cultura, Margareth Menezes, no evento.

O encontro reuniu, ainda, o ministro do Turismo do Uruguai, Pablo Menoni; o secretário de Turismo, Ambiente e Esportes da Argentina, Daniel Scioli; o vice-ministro do Turismo da Bolívia, Hiver Flores; a vice-ministra do Turismo do Chile, Verónica Pardo; o diretor da ONU Turismo para as Américas e o Caribe, Heitor Kadri, e o chefe da Assessoria Especial de Relações Internacionais do Ministério do Turismo do Brasil, João Ricardo Viegas, entre outras autoridades.

Futebol

A reunião ministerial de Turismo do Mercosul também abordou o lançamento da Rota do Futebol e dos Estádios do bloco, iniciativa proposta pelo Brasil a fim de valorizar a importância do esporte como elemento de identidade regional e ativo turístico compartilhado. A ação busca conectar arenas, museus e experiências relacionadas ao futebol em uma oferta turística regional unificada, realçando o papel cultural e histórico do esporte na América do Sul.

“Outro avanço significativo da Presidência Pro Tempore brasileira do Mercosul é o lançamento dessa Rota. A Rota representa mais um esforço no sentido de ampliar nossa promoção conjunta, alinhada à estratégia ‘Visit South America’, criando uma experiência turística integrada, diversificada e sustentável e fortalecendo o turismo como motor de desenvolvimento e cooperação regional”, observou o ministro do Turismo do Brasil, Celso Sabino.

O projeto da Rota do Futebol e dos Estádios do Mercosul conta com o apoio dos demais países do grupo e prevê a possibilidade de inclusão contínua de novos museus e arenas, além de parcerias junto a operadores turísticos e influenciadores regionais. O roteiro será ainda mais evidenciado com a realização da Copa do Mundo FIFA de Futebol Feminino de 2027 no Brasil, elevando a atratividade da América do Sul para turistas de todo o planeta.

Link: https://www.gov.br/turismo/pt-br/assuntos/noticias/paises-do-mercosul-consolidam-avancos-na-cooperacao-turistica-regional
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte