Lula se reúne com o príncipe William e o primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer
O príncipe William parabenizou o Brasil pela iniciativa, que descreveu como inédita em razão da magnitude dos recursos que tem potencial de mobilizar, e comprometeu-se a divulgar o TFFF em seus contatos ao redor do mundo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva encontrou-se nesta quinta-feira, 6 de novembro, com o princípe de Gales, William, e com o primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, na Cúpula do Clima de Belém (PA), que antecede a COP30.
Lula expressou sua expectativa de que a COP30 dê impulso à implementação dos compromissos já assumidos em COPs anteriores. Nesse sentido, apresentou o Fundo Florestas Tropicais para Sempre como um mecanismo capaz de colocar em prática a reivindicação de muitos países desenvolvidos de envolver o capital privado no financiamento da conservação das florestas. Referiu-se ao caráter inovador do TFFF, ressaltando que não se trata de um fundo de doações, mas de investimentos, que vai gerar retornos para os investidores e remunerar países com florestas.
O príncipe William parabenizou o Brasil pela iniciativa, que descreveu como inédita em razão da magnitude dos recursos que tem potencial de mobilizar, e comprometeu-se a divulgar o TFFF em seus contatos ao redor do mundo. O primeiro-ministro Starmer lembrou que o Reino Unido se engajou no desenvolvimento do TFFF desde a sua concepção e assegurou sua disposição de seguir apoiando o fundo.
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte