É Notícia

Trinta Centros de Parto Normal serão construídos com verba do Novo PAC

O investimento de R$ 93 milhões vai possibilitar a construção das unidades em 19 estados; Governo Federal estima que 2 milhões de mulheres sejam beneficiadas com atendimento humanizado.

27/06/2024 18:54

Duração: 1'25''

Trinta Centros de Parto Normal serão construídos com recursos do Novo PAC, Programa de Aceleração do Crescimento, Eixo Saúde. De acordo com a Casa Civil, o investimento será de R$ 93 milhões.

A medida deve beneficiar mais de 2 milhões de gestantes e os novos centros devem oferecer um ambiente acolhedor e de assistência humanizada.

Ao todo, 19 estados vão receber as unidades e a estimativa é que 36 mil atendimentos sejam realizados por ano.

Os centros de parto normal são unidades de saúde destinadas à assistência ao parto de risco habitual, fora de estabelecimento hospitalar, que prestam assistência ao trabalho de pré-parto, parto, puerpério e cuidados com o recém-nascido.

Eles serão compostos por 5 suítes de pré-parto, parto e pós-parto, com banheira, áreas internas e externas de ambulação, com espaços que possibilite a presença de acompanhante, além de serem uma edificação inclusiva e sustentável.

De acordo com o governo, o Ministério da Saúde já disponibilizou os projetos arquitetônicos e de engenharia dos centros de parto normal para agilizar a execução das obras e instalação dos equipamentos.

A relação completa dos estados contemplados, você encontra em gov.br/casacivil.

Da Rede Nacional de Rádio, em Brasília, Luciano Seixas.

 

A reprodução é gratuita desde que citada a fonte