Boletim Sintonia

Secretaria Extraordinária para COP30 preparará Brasil para mega evento

Decreto assinado pelo presidente Lula instituiu a Secretaria, que atuará em parceria com os governos do Pará e da cidade-sede Belém, para articular as ações preparatórias para receber o maior evento internacional sobre mudanças climáticas da ONU.

21/03/2024 16:16

Duração: 1'53"

Está criada a Secretaria Extraordinária para a COP 30. O decreto assinado pelo presidente Lula instituiu uma equipe para articular e monitorar no Governo Federal as ações que irão preparar o Brasil para receber em 2024 o maior evento internacional sobre mudanças climáticas da ONU.

Estão previstos 30 servidores para a nova estrutura, entre comissionados e servidores efetivos. Entre as competências do órgão estão o monitoramento das obras necessárias para a promoção do evento, a gestão de contratos, convênios e acordos, a articulação do poder público para ações de segurança, saúde, mobilidade urbana, acesso aéreo e a capacidade de carga turística.

Além disso, a Secretaria atuará em parceria com os governos do Pará e de Belém, que será a cidade sede. O ministro da Casa Civil, Rui Costa, destaca o papel importante dessa equipe.

(Sonora ministro Rui Costa)

A reprodução é gratuita desde que citada a fonte