É Notícia em 2 minutos

Produção industrial avança 0,5% em novembro de 2023

E mais: Brasil alcançou o melhor resultado dos últimos 10 anos em número de transplantes; Ações de apoio a extrativistas beneficiaram mais de 6 mil agricultores e agricultoras familiares no ano passado.

05/01/2024 13:32

Duração: 2'18"

A produção industrial do país avançou 0,5% em novembro, na comparação com outubro, informou o IBGE, nesta sexta-feira (5).

O resultado mostra um ritmo de produção acentuado, diante dos resultados de agosto até outubro.

Já o resultado do índice acumulado nos últimos 12 meses mostra estabilidade, não tendo variado. Segundo o gerente da Pesquisa Industrial Mensal, André Macedo, mesmo com o saldo positivo de 0,9% acumulado nos últimos quatro meses, a produção industrial ainda se encontra 0,9% abaixo do patamar pré-pandemia.

********************

O Brasil alcançou em 2023 o melhor resultado dos últimos dez anos em número de transplantes.

Segundo o Ministério da Saúde, foram realizados de janeiro a setembro do ano passado, 6 mil 766 transplantes. No mesmo período, em 2022, foram 6.055.

Os dados mostram que as políticas públicas para aumentar a oferta de órgãos e tecidos para transplantes têm tido êxito, pois o número de doadores também aumentou. De janeiro a setembro de 2023, foram 17% doações a mais, passando de 2.604 pra 3.060.

********************
As ações de apoio aos extrativistas previstas na Política de Garantia de Preços Mínimos para os Produtos da Sociobiodiversidade beneficiaram mais de 6 mil agricultores e agricultoras familiares no ano passado.

Segundo a Conab, a Companhia Nacional de Abastecimento, foram destinados cerca de R$ 20 milhões de reais para o setor e isso permitiu que mais de 4 mil toneladas de produtos extrativos fossem subvencionados.

A subvenção tem o objetivo de remunerar a atividade, garantindo preços justos aos produtos extrativos na hora da comercialização. Além disso, a Polícia de Garantia de Preços Mínimos contribui para a permanência das famílias nos diversos biomas e promove o uso sustentável dos recursos naturais.

Da Rede Nacional de Rádio, em Brasília

A reprodução é gratuita desde que citada a fonte