É Notícia em 2 minutos

Arrecadação federal alcança R$ 190,6 bilhões em março, alta de 7,22%

E mais: Ministros Wellington Dias, do Desenvolvimento e Assistência Social, e Carlos Lupi, da Previdência, buscam alternativas para incentivar trabalho de beneficiários do BPC; Conab apresenta levantamento da safra 2024/25 da cana-de-açúcar nesta quinta-feira, dia 25.

24/04/2024 17:48

Duração: 2'44"

A Receita Federal divulgou nesta quarta-feira (24) o resultado da arrecadação no mês de março, que alcançou o total de R$ 190 bilhões 611 milhões.

O montante corresponde a uma alta real, ou seja, já descontada a inflação medida pelo IPCA, de 7,22% sobre o resultado de março de 2023.

No acumulado do primeiro trimestre, a arrecadação federal também superou igual período do ano passado, com aumento de 8,36%.

De acordo com a Receita, esses números representam o melhor desempenho da arrecadação desde 1995, tanto para o mês de março quanto para o trimestre.

Em março, o comportamento da arrecadação pode ser explicado pelo comportamento das variáveis macroeconômicas, pelo retorno da tributação do PIS/Cofins sobre os combustíveis e pela tributação dos fundos exclusivos.

***************************
Na busca por soluções para desburocratizar e incentivar o trabalho para pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada, BPC, os ministros Wellington Dias, do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, e Carlos Lupi, da Previdência Social, se reuniram nesta quarta-feira, em Brasília.

Wellington Dias lembrou que a lei já determina a obrigatoriedade de cotas para pessoas com deficiência no mercado de trabalho, mas que ainda há um grande número de vagas não preenchidas. Ele destacou que é preciso criar mecanismos que garantam a ocupação das vagas.

Já Carlos Lupi destacou que a qualificação profissional é um elemento crucial para garantir a inserção das pessoas com deficiência no mercado de trabalho. E disse que o governo federal vai trabalhar por um modelo que incentive o trabalho sem comprometer a renda das famílias.

Isso porque, segundo ele, muitas pessoas, com medo de perder o BPC, recusam ofertas de trabalho.

***************************

A Conab, Companhia Nacional de Abastecimento, divulga nesta quinta-feira, dia 25, em seu canal no You/tube, o 1º Levantamento da Safra de Cana-de-Açúcar 2024/25.

Após a transmissão ao vivo, o podcast sobre a safra de cana-de-açúcar poderá ser acessado na página do ConabCast, acessível pelo endereço cast.conab.gov.br/


Da Rede Nacional de Rádio, em Brasília

 

A reprodução é gratuita desde que citada a fonte