É Notícia em 2 minutos

Termina nesta sexta (26) prazo para pedir isenção do Enem 2024

E mais: Governo federal cria o Sistema Nacional de Acompanhamento e Combate à Violência nas Escolas; Caixa inicia 2ª etapa de pagamento do Garantia-Safra para cerca de 243 mil agricultores familiares.

25/04/2024 18:31

Duração: 2'42"

Os pedidos de isenção da taxa de inscrição do Enem 2024 e a justificativa de ausência na edição de 2023 devem ser feitos somente até esta sexta-feira, dia 26, às 23h59.

Mas os candidatos devem ficar atentos pois, mesmo que tenham o pedido aprovado, é preciso voltar à Página do Participante para fazer a inscrição, quando o período de inscrições for aberto.

A gratuidade pode ser dada a estudante matriculado na 3ª série do ensino médio em escola pública; a quem fez todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada; e a pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, com registro no CadÚnico. Ou seja, vale também para quem recebe o Pé-de-Meia.

E quem faltou na edição de 2023 e quer pedir isenção de pagamento na edição deste ano, precisa justificar essa ausência.

O resultado da solicitação de isenção da taxa de inscrição no Enem será divulgado no dia 13 de maio. Recursos podem ser apresentados na sequência, até o dia 17 de maio.

**************************

Foi publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira (25) decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva que cria o Sistema Nacional de Acompanhamento e Combate à Violência nas Escolas.

O objetivo é ampliar a capacidade das unidades escolares promoverem ações de prevenção e resposta à violência em seu ambiente.

A ação será desenvolvida em conjunto pelo Ministério da Educação e o da Justiça e Segurança Pública, e contará com a parceria de estados e municípios.

Dentre outras atividades, o novo sistema vai assessorar escolas consideradas violentas e prestar apoio psicossocial a membros da comunidade escolar vítimas de violência nas dependências de estabelecimento de ensino ou em seu entorno.

**************************

A Caixa iniciou a segunda etapa de pagamento do benefício Garantia-Safra para cerca de 243 mil agricultores familiares.

Até 30 de abril, serão pagos mais de R$ 291 milhões a produtores de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

O benefício, no valor de R$ 1.200, tem o objetivo de auxiliar os pequenos produtores afetados pela perda severa de safra em razão de estiagem ou enchente.

Mais informações em caixa.gov.br.

Da Rede Nacional de Rádio, em Brasília, Luciano Seixas

 

A reprodução é gratuita desde que citada a fonte