É Notícia

Lula diz que país talvez tenha que importar grãos com cheia do RS

Ao participar nesta terça-feira (7) do programa “Bom Dia, Presidente”, transmitido pela Empresa Brasil de Comunicação, o presidente também destacou a necessidade de estimular o cultivo de arroz em outros estados, independentemente da atual crise climática.

07/05/2024 18:11

Duração: 1'15"

Ao participar nesta terça-feira (7) do programa “Bom Dia, Presidente”, transmitido pela Empresa Brasil de Comunicação, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva admitiu a possibilidade de o Brasil ter que importar grãos para compensar perdas, diante do agravamento das chuvas no Rio Grande do Sul.

Ele também destacou a necessidade de estimular o cultivo de arroz em outros estados, independentemente da atual crise climática.

O presidente disse que vem lutando para que o preço do arroz e do feijão abaixe para o consumidor final, mas previu que, com as chuvas no Rio Grande do Sul, será necessário importar feijão e arroz para que os alimentos estejam na mesa da população a um preço compatível com os salários.

Lula também comentou sobre a necessidade de financiamento da produção de grãos em estados como a Bahia para reduzir o preço do arroz e do feijão.

Ele lembrou que o setor agropecuário vem contando com investimentos recordes do Plano Safra, política que, em 2023 e 2024, contou com recursos do governo federal acima dos R$ 364 bilhões de reais, destinados ao financiamento da produção de médios e grande produtores rurais.

Da Rede Nacional de Rádio, em Brasília

A reprodução é gratuita desde que citada a fonte