É Notícia

Mais 26 mil famílias tem energia restabelecida no Rio Grande do Sul

Desde o início da emergência, mais de 200 mil unidades consumidoras foram religadas. Comitê de monitoramento do setor elétrico continua mobilizado e as religações avançam conforme a viabilidade de acesso e de segurança.

08/05/2024 15:18

Duração: 1'44"

Mais 26 mil unidades consumidoras tiveram o fornecimento de energia elétrica restabelecido nas últimas 24 horas no Rio Grande do Sul. A informação é do Ministério de Minas e Energia, que monitora e atua para restabelecer a energia para o povo gaúcho.

Desde o início da emergência, mais de 200 mil unidades consumidoras foram religadas. Quatro municípios que estavam sem eletricidade tiveram o suprimento retomado. Os municípios de Coqueiro Baixo, Estrela, Fazenda Vilanova, Paverama e Roca Sales, anteriormente com desligamento total em razão da severidade das chuvas, agora contam com fornecimento de energia em boa parte dos comércios e residências.

Atualmente, 422 mil unidades consumidoras seguem sem fornecimento de energia, especialmente por questões de segurança e dificuldade de acesso. Porto Alegre, com 138 mil, é a cidade com o maior número de unidades consumidoras desligadas. Onze municípios do interior ainda estão completamente sem energia.

Mais de 4 mil trabalhadores estão empenhados em realizar as manutenções necessárias para a volta do suprimento energético. Em reunião com o ministro Alexandre Silveira, distribuidoras de energia do país se comprometeram a enviar mais de 500 profissionais para ajudar a atender as ocorrências.

O fornecimento de gás de cozinha está sendo retomado de forma gradativa. Nessa terça-feira, mais 660 toneladas do produto deixaram a refinaria Alberto Pasqualini, em Canoas, para atender à demanda do estado.

Da Rede Nacional de Rádio, em Brasília, Luciano Seixas.

A reprodução é gratuita desde que citada a fonte