É Notícia

RS: Governo Federal coordena recebimento de doações internacionais

ONG norte-americana enviou 10 estações de purificação de água com capacidade de 400 mil litros por hora, que poderão fornecer água potável para até 100 mil pessoas

13/05/2024 18:35

Duração: 1'52"

A Agência Brasileira de Cooperação, do Ministério das Relações Exteriores, está gerenciando ofertas de países e organismos internacionais de auxílio humanitário às vítimas das inundações no Rio Grande do Sul. A ONG norte-americana Samaritan's Purse doou 10 estações de purificação de água com capacidade de 400 mil litros por hora, além de outros bens emergenciais. Os equipamentos poderão fornecer água potável para até 100 mil pessoas. A primeira de duas aeronaves cargueiras da ONG pousou na Base Aérea de Canoas neste domingo. A distribuição dos purificadores será coordenada pela Defesa Civil. A operação contou com a participação do Ministério da Defesa, Defesa Civil, Receita Federal e Polícia Federal.

O Japão doou barracas de acampamento, colchonetes, cobertores, galões portáteis, lonas plásticas e purificadores de água, que foram recebidos pelo Comando Operacional Conjunto. A agência brasileira também está em tratativas com órgãos italianos e de outros países para receber doações para o Rio Grande do Sul.

A Embaixada Britânica fez doações ao estado especialmente em saúde e itens emergenciais. O Reino Unido também manifestou interesse em conversar com o Itamaraty sobre ações bilaterais futuras na gestão integral de riscos e desastres.

Desde 5 de maio, técnicos e especialistas em serviços hidrometeorológicos e sobre alertas antecipados dos países membros do Mercosul têm atuado com a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil. O grupo também monitora os desdobramentos das cheias sobre os territórios da Argentina e do Uruguai.

Da Rede Nacional de Rádio, em Brasília, Luciano Seixas.

A reprodução é gratuita desde que citada a fonte