Social e Políticas Públicas

Presidente Lula trata do fortalecimento do CadÚnico em reunião no Palácio do Planalto

No encontro, MDS fez uma apresentação de todo o trabalho de reconstrução e fortalecimento da capacidade de atendimento do Cadastro Único em 2023

Agência Gov | Via MDS
16/04/2024 17:34
Presidente Lula trata do fortalecimento do CadÚnico em reunião no Palácio do Planalto

A recuperação e o aprimoramento do Cadastro Único foi o tema do encontro desta terça-feira (16.04) entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o titular do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, e a secretária nacional de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único do MDS, Letícia Bartholo, no Palácio do Planalto.

O MDS fez uma apresentação de todo o trabalho de reconstrução e fortalecimento da capacidade de atendimento do Cadastro Único em 2023. Segundo Wellington Dias, o resgate do sistema que é a porta de entrada dos programas sociais do Governo Federal foi fundamental para mostrar ao governo quem são essas famílias, como vivem e do que precisam para melhorar suas vidas.

“Em 2023, trabalhamos para modernizar o Cadastro Único e garantir eficiência para as políticas de proteção básica em especial para quem mais precisa”, afirmou o ministro.

O presidente Lula elogiou o trabalho e, segundo Wellington Dias, disse que “com um cadastro mais eficiente, cada centavo das políticas sociais chega realmente a quem mais precisa”.

Letícia Bartholo destacou a importância do trabalho desenvolvido para o aprimoramento das bases de dados. “Foi uma alegria apresentar ao presidente Lula as melhorias efetuadas no Cadastro Único em 2023 e as inovações estruturais já em desenvolvimento. O potencial do Cadastro como porta de inclusão social ficou claro a todos os presentes na reunião”, acrescentou.

Para Wellington Dias, o Cadastro Único desempenha papel estratégico tanto pela gestão das informações disponibilizadas quanto pela integração e cruzamento dos dados com outros programas sociais, o que ajuda no fortalecimento e na qualificação das informações do sistema.

Por: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS)

Link: https://www.gov.br/mds/pt-br/noticias-e-conteudos/desenvolvimento-social/noticias-desenvolvimento-social/presidente-lula-se-reune-com-ministro-wellington-dias-e-secretaria-leticia-bartholo-para-tratar-do-fortalecimento-do-cadunico
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte