Arte, cultura e história do Brasil são apresentadas a jornalistas e influenciadores dos Estados Unidos
Comunicadores poderão conhecer as principais atrações da folia carioca, além de provarem a gastronomia local e visitarem os tradicionais atrativos da Cidade Maravilhosa, em uma ação da Embratur e do Sebrae

A Embratur, em parceria com o Sebrae, leva cinco comunicadores dos Estados Unidos para conhecer as principais atrações do Rio de Janeiro, durante o Carnaval. O desfile das escolas de samba na Sapucaí e o bloco Cordão da Bola Preta são algumas das atrações do roteiro que inclui, ainda, visitas à Pequena África e aos tradicionais passeios no Corcovado e no Pão de Açúcar.
O objetivo da press trip, que segue até quarta-feira (5/3), é proporcionar aos jornalistas e influenciadores norte-americanos contato direto com a cultura, a diversidade, a hospitalidade e os atrativos brasileiros, para que possam reproduzir aos compatriotas, atraindo cada vez mais turistas estrangeiros ao Brasil.
O Carnaval 2025 promete ser um dos mais movimentados dos últimos anos. Conforme dados da Embratur, a previsão é que 286.879 turistas internacionais desembarquem no Brasil para a festa. Isso segue a tendência do país, que vive seu melhor momento em relação ao turismo internacional, quebrando recordes de entrada (6,7 milhões) e de gastos (US$ 7,3 bilhões) dos turistas em 2024.
Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, nada melhor do que divulgar a alegria do povo no Carnaval para cativar ainda mais turistas.
“O Carnaval do Rio faz parte do imaginário e do desejo de muitos visitantes internacionais. Vivemos um momento espetacular com o turismo no Brasil e não tenho dúvidas de que essa ação da Embratur ajudará a encantar ainda mais os norte-americanos. A festa do Rio é uma união de celebrações culturais, dos desfiles deslumbrantes na Sapucaí, dos blocos de rua, em meio às paisagens icônicas de natureza, montanha e praias”, afirma Freixo
Para o presidente do Sebrae, Décio Lima, os esforços de comunicação e diplomacia recolocaram o Brasil entre os principais destinos turísticos internacionais, destacando a nossa cultura rica e diversa, além de uma natureza invejável.
“Em 2024, quebramos todos os recordes do turismo internacional. Mais de 90% dos negócios do setor são de pequenos negócios e eles são fundamentais nesse cenário. Hospedarias familiares, restaurantes locais, transportes turísticos, guias autônomos e artesãos compõem uma extensa cadeia produtiva que movimenta economias regionais e promove a inclusão social”, ressalta Lima
Experiência
Em 2024, a Embratur e o Sebrae também promoveram uma press trip para o Carnaval do Rio de Janeiro, que resultou em publicações relevantes e divulgação do destino na mídia norte-americana. “Os veículos de imprensa dos EUA, tradicionalmente, costumam ter um alcance e abrangência significativos em todo o mundo, por isso, ao trazer esses convidados, o Carnaval, as atrações do Rio de Janeiro podem ser ainda mais potencializados nas publicações”, lembrou o presidente da Embratur.
Os comunicadores vão participar dos seguintes eventos: jantar com chefs de cozinha de renome; experiência no bloco do Cordão da Bola Preta; irão vivenciar uma autêntica feijoada e churrasco brasileiro; baile de Carnaval; experiência na Sapucaí – concentração e desfiles das escolas de samba; city tour na Pequena África; passeio no Cristo Redentor; visita ao Bondinho Pão de Açúcar; e visita ao Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB).
Press trips
A Embratur promove press trips com o objetivo de promover o Brasil e incentivar publicações em veículos internacionais mostrando os atrativos do país. Para isso, um grupo de jornalistas e influenciadores estrangeiros é convidado a conhecer experiências turísticas brasileiras.
Nas press trips são realizados roteiros específicos em que o comunicador possa ter o maior número de vivências possíveis que o local proporciona. A partir dessa experiência, o jornalista pode produzir matérias do ponto de vista dele e reproduzir tudo o que ele vivenciou, relatando como foram suas reais impressões sobre o destino.
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte