Relações exteriores

Itamaraty desmente que ação no Paraguai tenha participação do atual Governo

Operação citada pela imprensa foi autorizada pelo governo anterior, em junho de 2022, e tornada sem efeito pelo diretor interino da ABIN em 27 de março de 2023

Agência Gov | via MRE
31/03/2025 14:35
Itamaraty desmente que ação no Paraguai tenha participação do atual Governo
Ricardo Stuckert/PR
Lula e o presidente do Paraguai, Santiago Peña, no Palácio de Córtez, Assunção, em julho de 2024

O governo do Presidente Lula desmente categoricamente qualquer envolvimento em ação de inteligência, noticiada hoje, contra o Paraguai, país membro do Mercosul com o qual o Brasil mantém relações históricas e uma estreita parceria. A citada operação foi autorizada pelo governo anterior, em junho de 2022, e tornada sem efeito pelo diretor interino da ABIN em 27 de março de 2023, tão logo a atual gestão tomou conhecimento do fato.

O atual diretor-geral da ABIN encontrava-se, naquele momento, em processo de aprovação de seu nome no Senado Federal, e somente assumiu o cargo em 29 de maio de 2023.

O governo do Presidente Lula reitera seu compromisso com o respeito e o diálogo transparente como elementos fundamentais nas relações diplomáticas com o Paraguai e com todos seus parceiros na região e no mundo.

Link: https://www.gov.br/mre/pt-br/canais_atendimento/imprensa/notas-a-imprensa/esclarecimento-sobre-acao-de-inteligencia
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte