Relações exteriores

China e Brasil discutem Corredor Bioceânico e projetos do Novo PAC

Comitiva da República Popular da China foi recebida pelo Governo Federal para conhecer obras do Novo PAC. O maior ponto de interesse dos chineses é a passagem para o Oceano Pacífico

Agência Gov | via CC
16/04/2025 09:36
China e Brasil discutem Corredor Bioceânico e projetos do Novo PAC
Encontro em Brasília reúne delegação chinesa e representantes do Governo Federal

Integrantes do Governo da República Popular da China foram recebidos, esta semana, pelo Governo Federal para conhecer projetos e obras que fazem parte da carteira do Novo PAC. A delegação discutiu sobre a construção do Corredor Bioceânico e conheceu, por exemplo, as obras da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO), no estado de Goiás.

Membros da Casa Civil e dos Ministérios dos Transportes, do Planejamento e Orçamento, da Agricultura e Pecuária e da Agência Infra S.A representaram o governo do Brasil. “Estamos honrados em receber a delegação chinesa. Esta é uma oportunidade de estreitar nossos laços e mostrar a viabilidade para a construção desse corredor”, afirmou o Secretário Especial do Novo PAC, Maurício Muniz.

chineses.jpg

O Corredor Bioceânico é um projeto estratégico para os dois países, criando uma saída alternativa pelo Oceano Pacífico, facilitando o acesso do Brasil e de outros países da América Latina aos mercados asiáticos. Outra importante característica do corredor é a conexão com a Ferrovia Norte-Sul, integrando as áreas produtoras de commodities agrícolas do Centro-Oeste à malha ferroviária existente e aos portos do litoral brasileiro.


O Governo do Brasil tem investido, na atual gestão, no projeto das Rotas de Integração Sul-Americana. As obras já estão em curso e o objetivo é conectar os países da região de um lado a outro, integrando por terra os dois oceanos, Atlântico e Pacífico.


Diálogo com os Estados

Nesta terça-feira (15), a comitiva se reuniu, no Palácio do Planalto, com representantes dos Governos Estaduais de Mato Grosso, Goiás, Rondônia e Acre. No encontro, foram apresentadas características econômicas dos estados, incluindo dados sobre produção, infraestrutura, cultura e exportação. Também foram abordadas questões sobre o planejamento das redes ferroviária, rodoviária e aquaviária.

Nesta quarta e quinta (16 e 17), a delegação irá à Bahia e a São Paulo. Recebidos pelos Governos estaduais e acompanhados por membros da Casa Civil, os chineses visitam o Porto de Ilhéus, a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL) e o Porto de Santos. Na cidade paulista, irão conhecer, por exemplo, a dimensão e a importância do projeto do Túnel Santos-Guarujá, empreendimento que compõe a carteira de investimentos do Novo PAC.

Leia também:
'O que China e Brasil fazem juntos reverbera no mundo', diz Lula em jantar com Xi Jinping
Lula: 'A América Latina e o Caribe devem redefinir o seu lugar na nova ordem global'
De olho na rota do Pacífico, Lula diz que Brasil e Bolívia iniciam nova era
Projeto das Rotas de Integração Sul-Americana é apresentado formalmente em reunião com países vizinhos
Governo Lula 'tem no DNA' a pauta da integração sul-americana, diz Tebet em reunião na Cepal

Link: https://www.gov.br/casacivil/pt-br/assuntos/noticias/2025/abril/china-e-brasil-discutem-construcao-do-corredor-bioceanico-e-projetos-do-novo-pac
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte