Turismo

Parques Nacionais têm recorde de visitação em 2024

Visitação teve aumento real de 3,8% em relação ao ano anterior. Parque Nacional da Tijuca (RJ), Parque Nacional do Iguaçu (PR) e Parque Nacional de Jericoacoara (CE) foram os mais visitados

Agência Gov | Via ICMBio
27/04/2025 10:27
Parques Nacionais têm recorde de visitação em 2024
Bruno Bimbato/ICMBio
Parque Nacional da Tijuca, o mais visitado do Brasil em 2024

O ano de 2024 marcou novos recordes no monitoramento da visitação em Unidades de Conservação (UCs) federais. Os Parques Nacionais continuam sendo os destinos preferidos do público, com 12,5 milhões de visitas registradas em 2024 - um aumento real de 3,8% em relação ao ano anterior.

O monitoramento realizado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) inclui também as Áreas de Proteção Ambiental (APA), Reservas Extrativistas (Resex), Reservas Biológicas (Rebio), Florestas Nacionais (Flona) e Monumentos Naturais (Mona), dentre outras categorias de manejo previstas no Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC). Considerando todas as categorias monitoradas em 2024, incluindo os parques nacionais, a visitação ultrapassou 25,5 milhões de visitas, distribuídas em 161 unidades espalhadas por todas as regiões do País. O número representa um aumento real de 4,9% em relação a 2023, refletindo a tendência de crescimento da visitação nas unidades.

O monitoramento, que segue diretrizes nacionais para o registro das visitas, foi realizado em 161 das 340 unidades de conservação federais administradas pelo ICMBio, órgão ligado ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), e representa 47,3% do total de UCs existentes em território nacional.

Para o presidente do ICMBio, Mauro Pires, a pandemia evidenciou o quanto o contato direto com a natureza é fundamental para o bem-estar e a saúde física e mental das pessoas.


“Cabe aos órgãos gestores das unidades de conservação, como é o caso do ICMBio, estabelecer os meios para que a visitação seja a melhor possível. Por outro lado, é importante que a população se aproprie cada vez mais destas áreas, participando dos esforços para sua preservação e atuando junto às autoridades, em todas as esferas, para que existam investimentos que ampliem e aprimorem as unidades de conservação, sobretudo na parte de infraestrutura de visitação e proteção”, avalia Pires


Ele reitera a importância do monitoramento da visitação nas Unidades de Conservação, para que os diagnósticos sejam mais próximos da realidade e fortaleçam as estratégias de inclusão de todos os segmentos da sociedade, como , por exemplo, no quesito da acessibilidade e melhoria dos equipamentos.

Os 10 parques nacionais mais visitados

Em 2024, o ranking dos Parques Nacionais mais visitados do Brasil reafirmou a consolidação do Parque Nacional da Tijuca (RJ), com mais de 4,6 milhões de visitas, do Parque Nacional do Iguaçu (PR), com mais de 2 milhões de visitas, e do Parque Nacional de Jericoacoara (CE), com mais de 1,5 milhão de visitas, no topo da lista.

Outro destaque importante foi a retomada da visitação no Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba (RJ), que voltou à lista, com mais de 200 mil visitas. O parque retomou os patamares de visitação observados antes da pandemia de Covid-19.

.

O ecoturismo está em quinto lugar entre as motivações que levam os turistas estrangeiros a visitar o Brasil. Em 2023, 19% destes turistas tiveram como principal motivo conhecer a Natureza e a Biodiversidade brasileiras, de acordo com dados da Embratur. Já entre os brasileiros, 27% viajaram em 2023 para conhecer destinos de natureza, de acordo com levantamento do Ministério do Turismo.

Além da recreação e do turismo, diversas outras motivações levam a população a visitar as unidades de conservação. Entre elas, destacam-se as atividades de educação e interpretação ambiental, a realização de pesquisas científicas, a vivência em comunidades locais e/ou tradicionais, e a busca por mais qualidade de vida, saúde e bem-estar, por meio de atividades como caminhadas, trilhas de bicicleta, escaladas, observação de aves e de vida silvestre, entre outras. A visitação nas unidades de conservação, com des taque para os parques nacionais urbanos, também impulsiona a economia, com geração de empregos, incremento no setor de serviços e na arrecadação de impostos locais.

10 unidades de conservação mais visitadas 

Entre as unidades de conservação de todas as categorias, a Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca reafirmou sua posição como a UC mais visitada do país. Localizada no litoral sul de Santa Catarina, a APA protege uma importante área marinho-costeira e é um dos principais refúgios da Baleia-Franca-Austral (Eubalaena australis). Neste ranking, entram ainda a APA de Fernando de Noronha (PE), a APA da Região Serrana de Petrópolis (RJ) e a Reserva Extrativista Marinha de Arraial do Cabo (RJ).

.

Maiores detalhes sobre as estatísticas de visitação podem ser acessados no painel de gestão da Coordenação de Estruturação e Qualificação da Visitação.

Parque Nacional do Iguaçu - Foto: Leonardo Milano
Parque Nacional do Iguaçu - Foto: Leonardo Milano
 
Parque Nacional de Jericoacoara - Foto: Priscila Forone
Parque Nacional de Jericoacoara - Foto: Priscila Forone
Parque Nacional da Serra da Bocaina - Foto: Marcelo Motta
Parque Nacional da Serra da Bocaina - Foto: Marcelo Motta
 
Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha - Foto: Christian Dimitrius
Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha - Foto: Christian Dimitrius
Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses - Foto: Tiago Hara
Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses - Foto: Tiago Hara
 
Parque Nacional da Serra dos Órgãos - Foto: Bruno Nepomuceno
Parque Nacional da Serra dos Órgãos - Foto: Bruno Nepomuceno
Parque Nacional de Ubajara - Foto: Nelson Yoneda
Parque Nacional de Ubajara - Foto: Nelson Yoneda
 
Parque Nacional do Itatiaia - Foto: Rodrigo Katayama
Parque Nacional do Itatiaia - Foto: Rodrigo Katayama
Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba - Foto: Rômulo Campos
Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba - Foto: Rômulo Campos
   

 

.
.


Link: https://www.gov.br/icmbio/pt-br/assuntos/noticias/ultimas-noticias/com-12-5-milhoes-de-visitas-parques-nacionais-tem-recorde-de-visitacao-em-2024
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte