Gestão

Governo abre cursos para aprovados no CPNU e destaca papel de servidores na transformação do Brasil

Abertura teve participação de Geraldo Alckmin e aula magna de Esther Dweck. Cursos de formação são voltados para carreiras de Políticas Públicas e Gestão Governamental e Analista de Comércio Exterior

Agência Gov | Via MGI
01/04/2025 18:54
Governo abre cursos para aprovados no CPNU e destaca papel de servidores na transformação do Brasil
Júlio César Silva/MDIC
Abertura do curso de formação inicial para selecionados pelo Concurso Nacional Unificado

Um Estado mais inclusivo e capaz de enfrentar os desafios colocados para o Brasil – seja no comércio exterior, em um mundo mais polarizado, seja no enfrentamento de situações domésticas – é feito por servidores preparados e engajados. Esse foi o recado dado hoje tanto pelo vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Mdic), Geraldo Alckmin, como pela ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Esther Dweck. 

Eles participaram, junto com a presidente da Enap, Betânia Lemos, da solenidade de abertura dos cursos de formação para os aprovados e aprovadas nas primeiras fases do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) nas carreiras de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) e Analista de Comércio Exterior (ACE). 

Durante a abertura, a ministra Esther Dweck, destacou o papel do CPNU na reconstrução das capacidades institucionais do Executivo Federal, após anos sem concursos públicos, aposentadoria de servidores e discursos contrários ao serviço público. “O concurso retomou na população brasileira a vontade de ser servidor público, resgatando a importância dessa função para transformar a realidade do país”. 

A ministra enfatizou o desafio da formação dos novos servidores e a importância dessa etapa na trajetória profissional. “A Enap assumiu a responsabilidade de formar mais de 1.300 servidores, algo muito maior do que os cursos que tradicionalmente realizava. Esse é um momento de aprendizado e troca, essencial para fortalecer o serviço público”, ressaltou. 

Foto: Adalberto Marques
Foto: Adalberto Marques

Esther Dweck também incentivou os aprovados a trazerem suas experiências e atuarem com engajamento e propósito para promover mudanças positivas no país. “São duas carreiras importantíssimas para o governo federal e esperamos muito de vocês. Queremos que vocês conheçam a realidade brasileira e tenham um conhecimento crítico para poder atuar e tragam sua bagagem dos lugares de onde vieram para contribuir com o serviço público. Queremos servidores engajados, felizes, buscando soluções para transformar a vida das pessoas.” 

Por fim, a ministra Esther Dweck parabenizou os participantes, reforçando o impacto de sua trajetória. “Vocês fizeram história ao serem aprovados nesse concurso. Quem escolhe ser servidor público tem que entender que o seu trabalho é servir a população brasileira, mudar a realidade das pessoas e do país. Agora, vocês terão a missão de participar de decisões complexas, impactando a vida da população e o desenvolvimento do Brasil, atuando em áreas estratégicas para o futuro do país” finalizou.  

O vice-presidente Geraldo Alckmin, destacou a forte concorrência no concurso para ACE e a importância do serviço público para a gestão e o desenvolvimento do país. “Precisamos da pessoa certa no lugar certo e de bons gestores preparados. Não basta ter recursos, é preciso ter as pessoas certas nos cargos certos.” Ele também ressaltou a digitalização e a inovação como essenciais para a eficiência administrativa. “É preciso simplificar e desburocratizar”, concluiu. 

A presidenta da Enap, Betânia Lemos, agradeceu à ministra pela confiança na realização do curso e reconheceu o empenho das diretorias na organização. “A Enap nasceu com a missão de formar os EPPGGS. De lá para cá, ampliou sua atuação, mas segue responsável por diversos cursos do ciclo de gestão”, lembrou. 

Ela ressaltou que, após anos sem concursos, a Enap voltou a oferecer formação, em um caráter inovador, com a capacitação sendo ofertada em um modelo de pós-graduação; “Inovamos com uma capacitação voltada à formação crítica, dando uma visão ampla sobre o papel do Estado e dos servidores no atendimento à população. O governo precisa de pessoas preparadas, comprometidas com equidade e inclusão. Essa formação dará instrumentos para enfrentar esses desafios”, disse. Vinculada ao MGI, a Enap forma servidores com competências alinhadas à administração pública moderna, preparando-os para os desafios do setor. 

Aula Magna

Foto: Adalberto Marques
Foto: Adalberto Marques

Após a abertura, a ministra Esther Dweck conduziu uma aula magna, com foco no papel essencial do Estado e na importância de cada servidor para a construção de um país mais justo. Ela destacou a relevância da capacitação crítica e o desenvolvimento de uma visão ampla sobre o serviço público, preparando os novos servidores para os desafios do governo federal. 

A ministra iniciou a aula apresentando um vídeo com exemplos de políticas públicas concretas para mostrar o que o governo federal faz e como eles poderão atuar, como as políticas de cotas em contratações públicas para mulheres em situação de violência, o apoio do governo federal ao Rio Grande do Sul durante as enchentes que assolaram o estado em 2024 e o trabalho transversal para combater a situação de abandono em que povo Yanomâmi se encontrava no início do novo governo. “Vocês estão vindo para cá para transformar vidas”, enfatizou. 

A ministra afirmou ainda que os futuros servidores estarão envolvidos com a agenda de desenvolvimento no Brasil. “Estamos em um processo de transformação do Estado e vocês vão fazer parte disso, provavelmente muitos vão trabalhar diretamente em algumas das agendas que estamos propondo”, adiantou. 

Após a aula magna, o evento seguiu com a segunda mesa de debates que contou com a participação de Roberto Pojo, secretário de Gestão e Inovação do MGI, que incentivou os novos servidores a participarem ativamente da transformação do Estado, que já está em curso, conduzida pelo MGI. “Vocês serão coautores dessa jornada do serviço púbico e vão poder buscar, dentro da administração, os espaços onde poderão fazer as maiores contribuições. Como já foi falado, foram muitos anos sem concursos. Vocês serão a cara dessas carreiras e vão forjá-las a partir de agora", comemorou. 

Também participaram da segunda mesa de debates a presidenta da Anesp e secretária-geral do Fonacate Elizabeth Hernandes; e o presidente da Associação dos Analistas de Comércio Exterior (AACE), Renato Castro de Faria Barbosa, 

Sobre as carreiras

Os servidores da carreira EPPGG atuam na formulação, implementação e avaliação de políticas públicas, além de ocupar cargos de direção e assessoramento. A formação inicial desenvolve competências especializadas, com foco em valores democráticos, ética, equidade, sustentabilidade e resultados para o cidadão. Atualmente, há 911 profissionais ativos.  

Os Analistas de Comércio Exterior (ACE) fortalecem a competitividade da indústria, impulsionam investimentos e ampliam o comércio exterior. Sua formação inicial prioriza o domínio das políticas comerciais, baseadas em equidade, inclusão e sustentabilidade. Hoje, há 384 ACEs ativos, sendo 92,2% no MDIC, 4,2% no MAPA e os demais distribuídos em outros órgãos.  

Concurso Público Nacional Unificado 

Criado pelo MGI para modernizar o processo seletivo de servidores públicos, o CPNU ofereceu 6.640 vagas em 21 órgãos federais, distribuídas em oito áreas temáticas. Na sua primeira edição, em 2024, as provas foram aplicadas em 228 cidades, ampliando o acesso e democratizando as oportunidades no serviço público. O CPNU não só visa recompor a força de trabalho pública, mas também tornar o processo seletivo mais ágil, inclusivo e focado na diversidade, além de melhorar a gestão pública.  

Os cursos de formação do CPNU para as carreiras que exigem essa etapa estão sendo ofertados pela Enap e pelo Cebraspe. Os cursos da Enap estão voltados para as carreiras de EPPGG, ACE, Analista em Tecnologia da Informação (ATI), Analista de Infraestrutura (AIE) e Analista Técnico de Políticas Sociais (ATPS).  Já as carreiras de Auditor Fiscal do Trabalho (AFT) e das agências reguladoras Aneel, ANS e Antaq estão sob responsabilidade do Cebraspe. Nesta segunda-feira (31/3), teve início o curso de formação dos candidatos da carreira de AFT. 

Os cursos de formação preparam os candidatos para a administração pública, desenvolvendo competências técnicas e transversais baseadas em valores democráticos, direitos humanos, ética, equidade, sustentabilidade e foco nos resultados. 

Link: https://www.gov.br/gestao/pt-br/assuntos/noticias/2025/abril/em-abertura-dos-cursos-de-formacao-alckmin-e-esther-dweck-destacam-papel-dos-servidores-na-transformacao-da-realidade-brasileira
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte