Social e Políticas Públicas

Evento em Curitiba fortalece atuação das cozinhas solidárias por meio do PAA

A ação, com presença da secretária Lilian Rahal, do MDS, incentiva cadastro das cozinhas junto ao MDS, além de discutir estratégias de expansão e aperfeiçoamento com representantes locais de diferentes setores

Agência Gov | Via MDS
07/04/2025 17:11
Evento em Curitiba fortalece atuação das cozinhas solidárias por meio do PAA
Roberta Aline/MDS

Com o objetivo de ampliar o acesso às políticas públicas de segurança alimentar e fortalecer as cozinhas solidárias do Paraná, foi realizado, em Curitiba (PR), o evento “O Acesso ao PAA para Fortalecimento das Cozinhas Solidárias” nesta segunda-feira (7/4).

A programação contou com a participação da secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Lilian Rahal, técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), além de integrantes de movimentos sociais.

Coordenado pela Conab, o encontro reuniu as cozinhas solidárias do estado para apresentar o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Cozinha Solidária. A programação possibilitou ouvir os desafios e as demandas das entidades locais, com a troca de vivências e o fortalecimento das ações no estado.

A secretária Lilian Rahal destacou a importância das cozinhas solidárias para alcançar o público mais vulnerável. “As cozinhas solidárias têm chegado nos diversos cantos do país, em territórios que nenhum outro equipamento chega, que são territórios extremamente vulnerabilizados. Mesmo o Cras, muitas vezes, têm dificuldade de estar presente nos espaços em que as pessoas precisam acessar refeições e, se não fossem essas tecnologias sociais, não conseguiriam o alimento de outra forma”, afirmou.

As cozinhas solidárias estão entre os públicos prioritários do PAA. Na modalidade de Compra com Doação Simultânea (CDS), o programa possibilita a aquisição de produtos da agricultura familiar pelo Governo Federal, destinando esses alimentos a entidades beneficentes, como escolas e bancos de alimentos. Desta forma, o programa contribui para a inclusão produtiva dos agricultores familiares e para a segurança alimentar da população em situação de vulnerabilidade.

Cozinhas Solidárias

As cozinhas solidárias são uma tecnologia social de combate à fome, definidas como uma ação organizada de iniciativa da sociedade civil destinada a produzir e ofertar refeições gratuitas para grupos que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica e insegurança alimentar, incluindo populações de rua.

A cozinha solidária opera de maneira voluntária, por meio da reunião de esforços da comunidade. Os recursos obtidos pelas cozinhas solidárias por doações de parceiros ou doações individuais, agora, contam com o Programa Cozinha Solidária para receberem, de modo complementar, apoio para o desenvolvimento das atividades de produção e oferta de refeições.

Cada unidade de cozinha solidária possui gestão própria, desenvolvendo outras atividades de interesse coletivo, como oficinas de formação, ações de educação alimentar e nutricional, entre outras. Normalmente, se situam em territórios vulnerabilizados, em locais estratégicos para oferta de alimentação.

Saiba mais aqui

 

Link: https://www.gov.br/mds/pt-br/noticias-e-conteudos/desenvolvimento-social/noticias-desenvolvimento-social/com-participacao-da-secretaria-lilian-rahal-evento-em-curitiba-fortalece-atuacao-das-cozinhas-solidarias-por-meio-do-paa
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte