Lula participa de anúncio de expansão de fornecedora de insulina para o SUS. Assista
Nesta segunda, Novo Nordisk anuncia investimentos na unidade em Montes Claros, voltada a medicamentos injetáveis para pessoas com obesidade, diabetes e outras doenças crônicas graves

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa nesta segunda-feira, 7 de abril, às 10h30, em Monte Claros (MG), do evento que marca o anúncio, por parte da Novo Nordisk, do plano de expansão de sua unidade na cidade mineira. A empresa é importante fornecedora de insulina e medicamentos para o tratamento de hemofilia para o Sistema Único de Saúde (SUS) e atualmente gera 2,65 mil empregos diretos e indiretos na cidade. A expansão visa aumentar a capacidade de produção de tratamentos injetáveis para pessoas com obesidade, diabetes e outras doenças crônicas graves.
O projeto da ampliação, que marca um dos maiores investimentos farmacêuticos da história do Brasil, pretende aumentar significativamente a capacidade da unidade em Montes Claros com a adição de novos processos de produção asséptica, um armazém e um novo laboratório de controle de qualidade. A unidade atenderá a diversos formatos de produtos e contará com tecnologia avançada e preparada para o futuro. As obras de construção já começaram e devem ser concluídas em 2028.
Assista:
INDÚSTRIA MAIS FORTE – Em novembro de 2024, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, destacou a importância do desenvolvimento de uma indústria forte no setor da saúde para o enfrentamento de grandes epidemias, como as de Covid-19 e H1N1, e o fortalecimento do atendimento à população, durante reunião do Grupo Executivo do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (Geceis).
Leia também:
BNDES, Finep e Butantan preparam lançamento de fundo de investimento em saúde
NOVO PAC - Na ocasião, foram anunciados R$ 4,2 bilhões do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para ampliar e modernizar laboratórios públicos e Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs), além da realização de parcerias público-privadas, alinhados aos objetivos da Nova Indústria Brasil (NIB), que visa a neoindustrialização, lançado em janeiro de 2024. Para incentivar a produção nacional, o Governo Federal também vai utilizar da Margem de Preferência para produtos fabricados no Brasil em compras para o SUS.
ESTRUTURA GLOBAL – A Novo Nordisk possui unidades de produção localizadas na Dinamarca, Estados Unidos, França, Brasil, China e Bélgica. Os medicamentos são produzidos nesses locais e, em seguida, distribuídos para pacientes ao redor do mundo. Isso inclui a produção de quase metade da insulina mundial. No Brasil desde 1990, a empresa tem escritório administrativo em São Paulo (SP) e unidade de produção em Montes Claros (MG).
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte