Cultura

Presidente Lula entrega Ordem do Mérito Cultural e reinaugura Palácio Capanema. Assista

Cerimônia marca a retomada da principal honraria da cultura brasileira, suspensa desde 2019, e celebra restauração do edifício modernista com investimento do Novo PAC

Agência Gov | Via Planalto
20/05/2025 15:18
Presidente Lula entrega Ordem do Mérito Cultural e reinaugura Palácio Capanema. Assista

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa, nesta terça-feira (20/5), a partir das 17h, da entrega da Ordem do Mérito Cultural (OMC), maior honraria pública do setor cultural brasileiro a personalidades e instituições que contribuem para o desenvolvimento da cultura no país. O evento marca também a reinauguração do Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro.

De acordo com publicação no Diário Oficial da União, 112 pessoas e 14 instituições serão condecoradas neste ano. As indicações abrangeram os mais variados segmentos culturais, como acervo, arquitetura, artes cênicas (teatro, dança e circo), artes visuais, audiovisual, cultura digital, cultura indígena, cultura tradicional e populares, culturas urbanas, fotografia, literatura, música e patrimônio cultural.

Assista

Leia também:
Personalidades recebem a Ordem do Mérito Cultural nesta terça (20). Saiba quem são os agraciados

Os homenageados serão reconhecidos em três diferentes graus: Grã-Cruz, para as maiores distinções; Comendador, para contribuições de destaque; e Cavaleiro, para contribuições relevantes em suas áreas de atuação. A escolha reflete a diversidade e riqueza cultural do Brasil, valorizando expressões artísticas de distintas regiões, trajetórias e linguagens.

GRANDES ÍCONES – Entre os homenageados, estão Alcione, Ary Fontoura, Laura Cardoso, Chitãozinho e Xororó, Ney Matogrosso, Milton Nascimento e Xuxa. A cantora Marília Mendonça recebe a medalha in memoriam , ao lado do ator Paulo Gustavo e o compositor Aldir Blanc, dois nomes que batizam leis de incentivo à cultura. “Ainda Estou Aqui”, o primeiro filme brasileiro vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro também marca presença: o diretor Walter Salles Jr, o autor Marcelo Rubens Paiva e a atriz Fernanda Torres serão condecorados.

PARTICIPAÇÃO POPULAR – A retomada da OMC, suspensa desde 2019, contou com ampla participação popular. Durante 10 dias, o MinC recebeu 11.318 contribuições via formulário digital, envolvendo nomes de indivíduos, instituições e coletivos de todo o Brasil. Os segmentos mais indicados foram artes cênicas (26,5%), música (22,1%), literatura (12,2%), audiovisual (9,9%) e culturas urbanas (8,5%).

OMC – A OMC foi instituída pela Lei n.º 8.313, de 1991 e a primeira entrega foi realizada em 1995, sendo suspensa a partir de 2019. Tem por finalidade condecorar personalidades, órgãos e entidades públicas e privadas, nacionais e estrangeiras, que tenham se distinguido por suas relevantes contribuições prestadas à cultura brasileira.

PALÁCIO GUSTAVO CAPANEMA – Tombado em 1948, o edifício foi restaurado com investimento de R$ 84 milhões, via Novo PAC, e vai conciliar áreas abertas ao público com escritórios do Ministério da Cultura e suas vinculadas.

As obras de conservação e modernização do Palácio começaram em fevereiro de 2019, com foco no restauro da estrutura e na preservação do valor histórico do prédio, que ocupa uma área de 27.536 metros quadrados no coração do Rio de Janeiro.

O edifício passou por modernização interna e recuperação do mobiliário e dos jardins, conduzida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Foram refeitas instalações elétricas, sanitárias, hidráulicas e de combate a incêndios, além do sistema de vigilância. A recuperação dos espaços internos incluiu piso, móveis, luminárias e persianas.

O EDIFÍCIO – O Palácio, construído entre 1937 e 1945 para sediar o ministério da Educação e Saúde Pública, é um ícone da arquitetura mundial, com projeto liderado por Lucio Costa e participação de Oscar Niemeyer, Affonso Eduardo Reidy, Carlos Leão, Jorge Moreira, Ernani Vasconcelos e consultoria de Le Corbusier. Com 16 pavimentos, o edifício é um marco da arquitetura modernista e do patrimônio cultural brasileiro.

Link: https://www.gov.br/planalto/pt-br/acompanhe-o-planalto/noticias/2025/05/presidente-lula-entrega-ordem-do-merito-cultural-e-reinaugura-palacio-capanema-no-rio
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte