Povos indígenas

Forças Armadas destroem pista usada por garimpeiros ilegais na Terra Yanomami

Operação conjunta empregou carga cinco vezes maior do que em operações anteriores para evitar recuperação da pista

Agência Gov | Via Marinha
11/07/2025 12:00
Forças Armadas destroem pista usada por garimpeiros ilegais na Terra Yanomami

Nos dias 7 e 8 de julho, o Comando Operacional Conjunto Catrimani II deflagrou a Operação Sucuri, com o objetivo de desarticular a infraestrutura logística de garimpos ilegais na Terra Indígena Yanomami. A ação contou com a participação dos Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil (MB) e de explosivistas do Exército Brasileiro, e resultou na inutilização completa da pista de pouso “Cascalho Novo”, localizada nas proximidades da região de Kayanaú, em Roraima (RR), considerada estratégica para o garimpo.

Após a neutralização das estruturas de apoio instaladas na região, a pista foi interditada com o emprego de explosivos. Para dificultar qualquer tentativa de reparo por parte dos garimpeiros, utilizou-se um volume de carga explosiva cinco vezes superior ao aplicado em operações anteriores.

O deslocamento das tropas e dos materiais foi realizado com o apoio das aeronaves H-60 Black Hawk, da Força Aérea Brasileira, e UH-15 Super Cougar, da MB. No local do objetivo, a tropa realizou a infiltração por meio da técnica de descida em corda vertical, permitindo o desembarque ágil sem a necessidade de pouso das aeronaves.

Como resultado, a operação comprometeu uma das principais rotas aéreas de apoio logístico ao garimpo ilegal na região, ampliando o impacto das ações militares na Terra Yanomami e contribuindo para o efetivo desmantelamento das atividades ilícitas. A inutilização da pista “Cascalho Novo” representa um golpe significativo na logística do garimpo, que depende dessas estruturas para o transporte de equipamentos, combustível e demais insumos necessários à extração mineral.

Operação Catrimani II

A Operação Catrimani II é uma ação conjunta entre órgãos de segurança pública, agências e Forças Armadas, coordenada pela Casa de Governo no Estado de Roraima, em cumprimento à Portaria GM-MD nº 5.831, de 20 de dezembro de 2024. A iniciativa visa atuar de forma preventiva e repressiva contra o garimpo ilegal, os ilícitos transfronteiriços e os crimes ambientais na Terra Indígena Yanomami.

 

Link: https://www.agencia.marinha.mil.br/apoio-acoes-do-estado/operacao-catrimani-ii-forcas-armadas-destroem-pista-usada-por-garimpeiros
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte