Saúde

Presidente da rede de hospitais universitários fala do mutirão histórico de especialidades

Arthur Chioro, da Rede Ebserh, concede entrevista ao vivo na Voz do Brasil, às 19h desta terça, e fala do sucesso da parceria entre os programas Agora Tem Especialistas e Ebserh em Ação

Paulo Donizetti de Souza | Agência Gov
08/07/2025 17:45
Presidente da rede de hospitais universitários fala do mutirão histórico de especialidades
Valter Campanato/Agência Brasil
Arthur Chioro: foi o maior mutirão do SUS já feito no Brasil inteiro, e o mais diverso

O presidente da Empresa Brasileira de Serviços hospitalares (Ebserh), Arthur Chioro, é o entrevistado desta terça-feira (8/7), de A Voz do Brasil. Médico, professor na Universidade Federal de São Paulo e ex-ministro da Saúde, Chioro é um entusiasta da parceria entre o programa Ebserh em Ação e o Agora Tem Especialistas, no Ministério da Saúde. O objetivo é acelerar a redução das filas em busca de atendimento especializado no Sistema Único de Saúde.

Sob essa parceria considerada uma das prioridades do Governo Federal, a rede de hospitais universitários da Ebserh – vinculada ao Ministério da Educação – realizou 12.464 procedimentos no último sábado (5). A ação mobilizou 45 Hospitais Universitários Federais, e permitiu a realização de 10.160 exames, 1.244 mil consultas e 1.060 cirurgias. Mais de 2 mil médicos, professores, residentes, estudantes de graduação e outros trabalhadores da saúde atuaram.  

Em A Voz do Brasil, Arthur Chioro avalia o processo de construção dessa mobilização interministerial, faz o balanço do resultado do último sábado e revela as expectativas para o futuro. "É o maior mutirão do SUS já feito no Brasil inteiro, e o mais diverso."

Entre os procedimentos ofertados estão procedimentos cirúrgicos de média e alta complexidade, consultas especializadas e exames de imagem, como radiologia convencional, ressonância magnética, tomografia, ultrassonografia, mamografia, endoscopia, colonoscopia e biópsias. As especialidades atendidas foram: oncologia, cardiologia, ortopedia, oftalmologia e saúde da mulher, conforme as demandas de cada localidade. 

Saiba mais sobre o assunto! Acompanhe a edição da Voz do Brasil desta quinta-feira, a partir das 19h. Confira pelas emissoras de rádio de todo o País ou pelo YouTube do Canal Gov.


A reprodução é gratuita desde que citada a fonte