COP30

O Brasil e o mundo já estão fazendo história em Belém. A Rede Gov também

Depois de servir a “entrada” na cobertura da Cúpula do Clima, a Rede Gov de comunicação – Canal Gov, Rádio Gov, Agência Gov, e seus perfis nas redes – trazem agora o “prato principal”: desfrute tudo sobre a COP 30 em nossos canais

Paulo Donizetti de Souza | Agência Gov
09/11/2025 19:15
O Brasil e o mundo já estão fazendo história em Belém. A Rede Gov também
Ricardo Stuckert/PR
No alto, presidente Lula posa em "foto de família" com a população de voluntários que trabalham para a COP acontecer. Abaixo, parte da equipe no estúdio da EBC e o Curupira, guardião da floresta e da Conferência

A COP 30, enfim, entra em seu momento crucial. A partir desta segunda-feira (10/11), um dia antes de Belém do Pará assumir a função de capital federal – e não é exagero dizer, do mundo – representantes de governos de 140 países dão sequência à Cúpula do Clima, realizada na semana que passou. A conferência terá também organizações sociais, empresas públicas e privadas, comunidade científica e dos povos originários, que debruçarão sobre centenas de mesas de debates para tratar de um tema vital para o futuro da humanidade: como fazer com que o aquecimento global das temperaturas deixe de comprometer a vida no planeta. Ou, parafraseando o líder indígena, ambientalista e filósofo Ailton Krenak, encontrar ideias e exigir ações para adiar o fim do mundo.

Mais do que elaborar protocolos de intenções, todo esse conjunto de atores pretende e precisa elaborar plataformas de ação. Metas não faltaram, desde as primeiras conferências que inauguraram o multilateralismo – ou seja, a constatação de que para conter as mudanças climáticas os países precisam conversar e se comprometer com atitudes. Daí a expressão Conferência das Partes, que forma a sigla COP, uma criação da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC, na sigla em inglês). E responsável por tomar as decisões necessárias para que se cumpram os compromissos assumidos pelos países.

Informação para preservar

A mobilização envolve de Estados nacionais ao mundo empresarial e do trabalho. Dos mercados consumidores às atitudes mais simples no dia a dia das pessoas. Portanto, tão importante quanto as reuniões e os esforços multilaterais é o acesso à informação. Sobre o que os governantes estão fazendo, e sobre o cabe também a cada um de nós fazer. E é aí que entra a comunicação pública, aquela que não tem compromissos comerciais e corporativos, e é mantida pela sociedade com a missão de mantê-la informada.

Por isso a Empresa Brasil de Comunicação cumpre em Belém uma tarefa histórica. E parte dela é a produção de informações sobre o que o Poder Executivo federal realizou, realiza e realizará, antes, durante e depois da COP 30. Essa ação começou antes da COP, com a montagem das estruturas para os trabalhadores da comunicação colocarem a mão na massa.

O primeiro grande teste prático dessa missão foi cumprido com sucesso: a cobertura jornalística da Cúpula do Clima que antecedeu a conferência. Nos dias 6 e 7 de novembro, chefes de governo e de Estado se reuniram para dizer o que pretendiam trazer para Belém e daqui levar. A Rede Gov de comunicação – Canal Gov de televisão, Rádio Gov, portal Agência Gov, e seus perfis nas redes sociais – ficou em cima de todos os lances. Tanto com os profissionais enviados a Belém, quanto na tabelinha entrosada com as equipes das em Brasília.

Nos dois dias da cúpula de líderes o Canal Gov realizou sete transmissões ao vivo, com mais de seis horas de duração, incluindo a recepção dos líderes, os discursos do presidente Lula. E ainda a entrevista coletiva em que os ministros Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima), Fernando Haddad (Fazenda), Sonia Guajajara (Povos Indígenas), o embaixador Maurico Lyrio (secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do Itamaraty e negociador do Brasil na COP) e o ministro do Clima e do Meio Ambiente da Noruega, Andreas Eriksen, na qual apresentaram a Declaração do Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF) – endossado por 54 países em seu ato de lançamento.

Além disso, o programa COP Entrevista ouviu em Belém o ministro das Cidades, Jader Filho, o embaixador Mauricio Lyrio, o diretor-geral da Itaipu Binacional, Enio Verri, o Campeão do Clima na COP 30, Dan Ioschpe e a coordenadora-geral de Logística da Polícia Federal na COP, Carla Costardi.

O diretor-geral do Serviço Florestal Brasileiro, Garo Batmanian, e o ministro do Turismo, Celso Sabino, falaram com o País pelos microfones da Voz do Brasil. Do Ministério do Meio Ambiente, o telejornal Brasil em Dia entrevistou ao vivo o secretário Nacional de Mudança do Clima, Aloísio Lopes Melo, a assessora extraordinária para COP 30, Flavia Bellaguarda, e a diretora do Departamento de Oceano e Gestão Costeira, Ana Paula Prates. A gerente de projetos da Secretaria Executiva do Ministério da Fazenda, Carina Vitral, também participou ao vivo do jornal.

Além de produzir conteúdos para seus veículos, a Rede Gov oferece vídeos gerados para todo o Brasil por meio de seu canal de Distribuição. Do mesmo modo, a Rádio Gov disponibilizou, em dois dias, mais de uma dezena de boletins de notícias, todos os pronunciamentos do presidente Lula e a entrevista coletiva que explicou o sucesso do TFFF.

Na internet, a Agência Gov postou somente nesta semana de Cúpula do Clima 60 publicações relacionadas. Desde a criação da página especial para a COP 30 na Agência Gov, em meados de agosto, são mais de 200 postagens.

Nos próximo 11 dias da 30ª Conferência das Partes, e nos dias que sucederem a COP que transformou Belém, siga acompanhando a cobertura da Rede Gov. Uma cobertura do lado do povo brasileiro.


Informação ao seu alcance - como acessar o conteúdo de Rede Gov 

Canal Gov

■ Na TV: canal digital aberto 1.2 (em SP) e 2.2 (demais estados)
■ Na web: https://canalgov.ebc.com.br/

Nas redes

https://www.youtube.com/@canalgov
https://web.facebook.com/canalgov/
https://www.instagram.com/canalgov/
https://x.com/canalgov
https://www.tiktok.com/@canalgov

■ Rádio Gov: https://radiogov.ebc.com.br/

■ Distribuição de vídeos: https://agenciagov.ebc.com.br/distribuicao


Acesse aqui a página oficial da COP 30E aqui a lista de notícias da COP 30 na Agência Gov


Banner Interseção


A reprodução é gratuita desde que citada a fonte