Relações exteriores

Lula condena atentado terrorista na Austrália, movido a 'ódio e extremismo contra a vida humana'

Em rede social, presidente condena ˜brutal atentado terrorista", que tirou a vida de 15 pessoas, e ressalta compromisso do Governo do Brasil "com a defesa da vida, da tolerância e da liberdade religiosa"

Agência Gov | Com Itamaraty
14/12/2025 15:47
Lula condena atentado terrorista na Austrália, movido a 'ódio e extremismo contra a vida humana'
Nine Network/Seven Network/ABC/via REUTERS

O presidente Lula afirmou neste domingo que é "inaceitável que atos de ódio e extremismo ceifem a vida de pessoas inocentes e atentem contra valores de paz, coexistência pacífica e respeito". Ao condenar, em rede social, o "a notícia do brutal atentado terrorista ocorrido neste domingo na Austrália, que tirou a vida de 15 pessoas e deixou dezenas de feridos", o presidente ressaltou que o governo do Brasil tem "compromisso inabalável com a defesa da vida, da tolerância e da liberdade religiosa". E manifestou a mais sincera solidariedade às famílias das vítimas, à comunidade judaica, ao governo e ao povo australiano.

Em nota oficial, o Ministério das Relações Exteriores também expressou consternação e solidariedade.

O Governo brasileiro tomou conhecimento, com consternação, do atentado ocorrido hoje em Sydney, na Austrália, durante uma celebração judaica, que resultou na morte de pelo menos 11 pessoas e deixou cerca de 30 feridos.

O Governo brasileiro expressa solidariedade às famílias das vítimas, às pessoas feridas e a todos os demais afetados, bem como ao povo e ao Governo australianos. O Brasil reafirma seu enérgico repúdio a todo ato de terrorismo e a quaisquer manifestações de antissemitismo, ódio e intolerância religiosa.

Até o momento, não há registro de cidadãos brasileiros entre as vítimas. O Consulado-Geral do Brasil em Sydney segue monitorando a situação e pode ser acionado, em caso de emergência, pelo telefone +61 439 441 414.

Link: https://www.gov.br/mre/pt-br/canais_atendimento/imprensa/notas-a-imprensa/atentado-na-australia
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte