Governo do Brasil faz balanço de 2025 e prepara ano de novas entregas. Assista no Semana Gov
Uma das principais atividades do Governo do Brasil na semana foi a última reunião ministerial do ano, em que a equipe do presidente Lula apresentou um balanço das ações e apontou os planos para o ano que vem. Enquanto isso, as ações não param: novas linhas de crédito para maquinário e tecnologia agrícola, para caminhões e para reforma de casas
O programa Semana Gov, seleção das principais notícias sobre as ações do Governo do Brasil, é uma produção do Canal Gov/EBC que vai ao ar todas as sextas-feiras, e permanece à disposição no Youtube. Esta edição de 19 de dezembro traz as seguintes reportagens:
• O Brasil superou a marca de 500 novos mercados abertos para os produtos nacionais no exterior, desde 2023. E o potencial das vendas para esses destinos chega a quase 40 bilhões de dólares. Uma cerimônia em Brasília celebrou o resultado e também marcou a inauguração da nova sede da ApexBrasil, a agência responsável pela promoção das exportações do país.
• E por falar em mercado internacional, um dos destaques deste final de semana é a Cúpula do Mercosul, realizada em Foz do Iguaçu, no Paraná. O evento conta com a participação dos principais líderes da reunião. Comandada pelo presidente Lula, a reunião marca a passagem da presidência rotativa do bloco, do Brasil para o Paraguai, em meio às negociações para a conclusão do acordo comercial com a União Europeia.
• E também em Foz do Iguaçu, o presidente Lula participa da cerimônia de abertura da nova ponte entre Brasil e Paraguai sobre o Rio Paraná. A obra contou com recursos do Novo PAC e é considerada fundamental para a logística regional e o fortalecimento das relações no Mercosul.
• E com o ano chegando ao fim, um dos destaques desta semana foi a última reunião ministerial de 2025, que contou com um balanço das ações e entregas do Governo do Brasil, em cada área da gestão. Para o ano que vem, o desafio é avançar mais nos indicadores econômicos, nas políticas sociais e nos investimentos em Infraestrutura.
O presidente Lula também fez um balanço das entregas do ano para jornalistas dos principais veículos de comunicação do país. Ele falou sobre temas da agenda econômica e destacou o desemprego recorde e a inflação controlada. Também lembrou da melhora dos indicadores sociais, e dos avanços na política externa.
• O presidente Lula participou, em São Paulo, do encerramento da Expocatadores. A feira é considerada uma das maiores da América Latina e este ano reuniu mais de 3 mil catadores brasileiros e 600 cooperativas, além de especialistas e empresas do setor. Durante o evento foi anunciado o aplicativo Cataki.gov, que vai facilitar a localização de catadores por região. Também foi celebrado o Natal dos catadores e catadoras.
Lula destacou que as políticas para os catadores devem incluir todos os ministérios. Lula disse que o governo deve fazer uma campanha para que os catadores entendam e saibam como ter acesso a todas as políticas anunciadas.
• Nesta semana, uma das entrevistadas do programa 'Bom dia, Ministra' foi Esther Dweck, da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. Ela falou sobre o Concurso Público Nacional Unificado. E disse que as eleições do ano que vem não vão impedir a posse dos candidatos.
• O Programa Reforma Casa Brasil segue garantindo condições e oferecendo crédito. A iniciativa pode beneficiar mais de 12 milhões de moradias, em todo o País.
• O Governo do Brasil anunciou uma linha de crédito de R$ 6 bilhões para compra de caminhões novos e seminovos. A novidade está prevista em medida provisória assinada pelo presidente Lula. A iniciativa vai apoiar profissionais autônomos, vinculados a cooperativas e também empresas do setor de transporte rodoviário de cargas. O objetivo é fortalecer a atividade logística e estimular a modernização da frota nacional.
Os recursos serão repassados pelo Ministério da Fazenda ao BNDES, que vai intermediar o financiamento junto aos Interessados.
• A agricultura familiar é responsável por 70 por cento da produção de alimentos consumidos no país. E para garantir maior produtividade nas pequenas propriedades rurais, o Governo do Brasil investe em modernização e tecnologia no campo.
Nesta semana, a Companhia Nacional de Abastecimento entregou equipamentos e máquinas a entidades de pequenos produtores de todo o país. Além disso, municípios de Mato Grosso também receberam do Ministério da Agricultura, novos tratores, retroescavadeiras e pás-carregadeiras, para apoiar o desenvolvimento do agronegócio no Estado.
Confira o programa Semana Gov

A reprodução é gratuita desde que citada a fonte