Agricultura

O ano em que as políticas públicas do Governo do Brasil chegaram aonde a vida acontece. Assista

O terceiro ano da atual gestão do Governo do Brasil, foi de muitos avanços. Ou como costuma dizer o presidente Lula, de muita colheita. Queda da desigualdade, aumento da renda, saída do Brasil do mapa da fome, Luz do Povo, Gás do Povo, CNH do Brasil, Caminhos das Águas para o Semiárido foram alguns destaques

Agência Gov | com reportagem de Luana Karen, do Canal Gov
23/12/2025 16:35
O ano em que as políticas públicas do Governo do Brasil chegaram aonde a vida acontece. Assista
Reprodução/Canal Gov

O ano de 2025, o terceiro da atual gestão do Governo do Brasil, foi de muitos avanços na área social. Ou como costuma dizer o presidente Lula, de muita colheita. Queda da desigualdade, aumento da renda e a saída do Brasil do mapa da fome foram destaques. 

Cada dia nasce com desafios diários para milhões de brasileiros. Colocar comida na mesa, pagar as contas, honrar compromissos. No ano que está terminando, a proteção social do governo do Brasil agiu para tornar mais leve essa jornada e chegar aonde a vida acontece de verdade. O principal marco de 2025 foi histórico: o Brasil voltou a ficar fora do mapa da fome das Nações Unidas. 

Ações como o Programa de Aquisição de Alimentos, por exemplo, garantiram renda aos pequenos agricultores e afetaram diretamente sua qualidade de vida e sua perspectiva de poder fazer planos, como, além de garantir o sustento, manter os filhos na escola.

O País celebrou também avanços nos indicadores sociais, com a queda da desigualdade de renda no país. De acordo com o IBGE, em 2024, o coeficiente de  Gini ficou em 0,504. Quanto mais próximo de zero esse índice fica, menos desigual é a situação. Traduzindo: é a menor taxa de desigualdade da série histórica.

Reduzir desigualdades também passa por aliviar o peso das contas básicas. Com o programa Luz do Povo, famílias que consomem até 80 quilowatts hora têm isenção na tarifa de energia elétrica, o que significa isenção total na conta de luz de 60 milhões de brasileiras e brasileiros,

Mesmo caso do programa Gás do Povo, também lançado em 2025. O ano mostrou ainda que ações que é possível combater a pobreza e estimular a autonomia. Em 2025, 2 milhões de famílias deixaram o programa Bolsa Família após aumentarem a renda.

Além disso, um estudo divulgado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome e pela Fundação Getúlio Vargas mostrou que 70% dos adolescentes que passaram pelo Bolsa Família deixaram o programa em até 10 anos. 

E como a oportunidade também é ingrediente para a inclusão social. Ficou mais acessível tirar a Carteira Nacional de Habilitação. A estimativa é que a nova CNH do Brasil fique até 80% mais barata. A medida também determina a renovação automática para bons condutores e fixa nacionalmente o valor dos exames necessários para tirar o documento. O menor custo para o cidadão, além de aliviar as contas, pode ajudar a abrir portas no mercado de trabalho.

O ano consagrou também o grande sucesso do projeto Caminho das Águas, com a transposição de águas do Rio São Francisco para o Semiárido do Nordeste. Juntos, os eixos Norte e Leste beneficiam mais de 12 milhões de nordestinos em 400 municípios pernambucanos da Paraíba, do Rio Grande do Norte e Ceará. 

E como trabalho bom é o trabalho digno e no momento certo da vida, o governo também intensificou o combate ao trabalho infantil, com a retirada de 6.300 crianças dessa situação.

Confira na reportagem de Luana Karen, no telejornal Brasil em Dia, do Canal Gov. Brasileiros que tiveram acesso às políticas pública explicam como elas estão mudando suas vidas. "Nós acabamos com a invisibilidade de um povo que só era reconhecido em época de eleição”, diz o presidente Lula.

Assista ao segundo episódio da Retrospectiva 2025 no Brasil em Dia

Retrospectiva 2025 - conquistas sociais


A reprodução é gratuita desde que citada a fonte