Os Correios encerraram, nesta semana, a maior campanha de solidariedade do país: todas as 300 mil cartas disponibilizadas para adoção no Papai Noel dos Correios 2025 foram atendidas. Dessas, 250 mil foram adotadas pela sociedade e por entidades públicas e privadas. Na reta final, a Receita Federal do Brasil (RFB) reforçou a ação com a doação de 50 mil kits contendo itens infantis e brinquedos.
A iniciativa contemplou pedidos de estudantes da rede pública (até o 5º ano do ensino fundamental) e de instituições parceiras, como creches, abrigos e núcleos socioeducativos. Também foram atendidas cartas de crianças em situação de vulnerabilidade social com até 10 anos, além de pessoas com deficiência (PcD) de qualquer idade. Cerca de 6 mil cartas enviadas por jovens acolhidos em unidades vinculadas ao Conselho Nacional de Justiça também foram atendidas.
Esta é a 36ª edição da campanha, que mobiliza secretarias de educação, padrinhos corporativos, sociedade e empregados dos Correios para transformar sonhos em realidade. Em mais de três décadas, quase 7 milhões de cartinhas foram atendidas.
Sonhos realizados – Os pedidos mais comuns foram bonecas, carrinhos, bicicletas e material escolar. Mas também houve histórias emocionantes.
Otávio, de 6 anos, de Valparaíso (GO), pediu uma bolsa de estudos para ingressar em uma nova escola. “Sou aluno destaque e amo estudar, mas a escola faz greve e isso me deixa triste”, escreveu. Uma instituição renomada do município atendeu ao pedido, oferecendo bolsa integral, uniforme e material escolar.
No Distrito Federal, Francisca Larissa, de 15 anos, diagnosticada com paralisia cerebral, pediu uma cadeira de rodas motorizada. Um grupo de voluntários de uma empresa abraçou a causa e realizou o sonho. No Rio de Janeiro, Giovanna, de 5 anos, pediu um sensor de glicose para monitorar a diabetes “sem tantas picadas”.
Pedidos de paz e saúde também emocionaram: “Desejo muita saúde, paz, amor e alegria para minha família e todas as outras famílias”, escreveu Anthonny Francisco, de 9 anos.
Entregas especiais – Além das adoções, a campanha promoveu encontros festivos com o Bom Velhinho em comunidades impactadas por tragédias ou em situação de vulnerabilidade.
Em Rio Bonito do Iguaçu (PR), cidade devastada por um tornado em novembro, cerca de 1,1 mil crianças receberam presentes. No Tocantins, as entregas ocorreram em comunidades quilombolas e aldeias indígenas. No Ceará, 450 crianças indígenas de 14 escolas foram atendidas.
As histórias, personagens e os principais momentos da campanha Papai Noel dos Correios 2025 podem ser acompanhados nas redes sociais oficiais da empresa: