População tem acesso à saúde ampliado em 2025 com mais atendimentos e vacinas. Assista
Mais atendimentos especializados, acesso a medicamentos e eliminação da transmissão vertical do HIV. Esses foram alguns dos avanços da saúde em 2025 resultado do trabalho do Governo Federal em diversas frentes para ampliar o atendimento a quem precisa
Ano Novo, paz, prosperidade, saúde. E para garantir que os brasileiros possam usufruir desse bem tão importante, o Governo Federal trabalhou em diversas frentes para oferecer mais tratamentos e prevenção de doenças. E uma das principais ações foi ampliar o atendimento com médicos especialistas, como oftalmologistas e oncologistas por meio do programa Agora Tem Especialistas, lançado em maio de 2025.
Houve reforço no Sistema Único de Saúde (SUS) com ampliação do turno de atendimento. Também foi expandido o Telessaúde, com potencial de reduzir em até 30% as filas de espera por consultas e diagnósticos. O Agora Tem Especialistas também possibilitou a troca de dívidas da iniciativa privada com o Governo Federal por atendimentos aos pacientes do SUS.
Abriu a porta do hospital privado pro SUS vai ter a mão amiga da União, do ministério da Fazenda pra aliviar sua dívida, seus tributos e pagamentos pra frente garantindo mais uma oferta para o Sistema Único de Saúde. Imagina as pessoas poderem entrar lá no hospital privado, serem atendidas por lá, pelo SUS, sem precisar pagar nenhum valor adicional”
Alexandre Padilha, ministro da Saúde
Em 2025, o Agora Tem Especialistas também disponibilizou carretas para oferecer atendimento em áreas remotas do País. Comprou novos equipamentos de alta tecnologia para o tratamento de câncer e ofereceu mutirões. No último, o maior da história do SUS, foram 11 mil cirurgias realizadas em dois dias, mais a oferta de milhares de exames. Cerca de 60 mil pessoas foram atendidas, quantidade que daria para encher um estádio de futebol.
Esse programa é um sonho da minha vida”
Presidente Lula
"O Ministério da Saúde coloca essa mobilização para apoiar a reduzir o tempo de espera da fila do município e da fila do estado. Então, as secretarias estaduais, as secretarias municipais, ligaram para as pessoas que estão esperando às vezes meses, às vezes até anos para ser operada no dia de hoje nesse grande mutirão nacional”, disse o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
O Agora Tem Especialistas já trouxe resultados para a vida da população. Em 2025, foram realizadas 14,5 milhões de cirurgias eletivas, 37% a mais que em 2022. O programa já fez também 17,5 mil atendimentos em mutirões para os povos indígenas e mais de 3 milhões de mamografias
E uma boa notícia na prevenção à Aids. O Brasil eliminou a transmissão vertical do HIV de mãe para filho. O País alcançou uma taxa inferior a 0,5 caso por mil nascidos vivos. Também registrou queda histórica de 13% no número de mortes por Aids entre 2023 e 2024, a menor taxa em 32 anos. Isso se deve ao trabalho do SUS.
O Brasil conseguiu eliminar, graças ao SUS, aos testes rápidos nas unidades de base de saúde, ao teste no pré-natal, as gestantes que têm HIV tomarem a medicação”
Alexandre Padilha, ministro da Saúde
E foi dada a largada no SUS na vacinação de mulheres grávidas contra o vírus sincicial respiratório, responsável por casos de bronquiolite e pneumonia em crianças menores de 2 anos. A vacina, que antes era restrita à rede privada, agora é gratuita e vai ajudar na proteção imediata aos recém-nascidos, reduzindo as hospitalizações.
Quando chegou a vacina, para mim não era uma opção não tomar, mas ela tinha um custo financeiro muito alto. Então, o fato dela agora estar disponível no SUS, para mim é um marco gigantesco e é uma grande alegria estar aqui e poder fazer parte desse momento”
Alexandra Saliba, médica
Em 2025, também foi publicado o primeiro artigo científico com resultados dos testes de segurança da SpiN-TEC, a primeira vacina 100% nacional contra a Covid-19. Dados preliminares em humanos indicam resposta mais ampla, duradoura e eficaz contra variantes da doença. O projeto contou com RS 140 milhões de investimentos federais.
Foi a primeira vez que uma vacina desenvolvida no Brasil realizou ensaio clínico de fase um no próprio País, fortalecendo a autonomia nacional. E será expandida a oferta da imunização contra a dengue em 2026. Com a vacina do Instituto Butantan, de dose única, teremos a primeira vacina 100% nacional contra a doença. A prioridade será para profissionais de saúde, com ampliação gradual dos públicos.
"A grande arma, nós estamos bastante animados com ela e reforça a outra vacina de dengue que a gente já tem no Brasil, graças a uma compra que o Ministério da Saúde fez, é uma única vacina internacional. O Ministério da Saúde comprou quase toda a produção que a empresa que desenvolveu essa vacina tinha, então, a gente tem garantido, dessa vacina internacional, 18 milhões de doses para 2026 e 2027 e, através do Instituto Butantan, já estamos programando como que entra no calendário vacinal nacional”, disse o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
E ainda falando em dengue, em 2025, o Brasil registrou queda de 75% nos casos e 80% nos óbitos em relação a 2024. Isso se deu ao reforço nas ações de prevenção, com campanha nacional e medidas de combate ao Aedes aegypti, com a ampliação do método Wolbachia
Outro destaque foi o Farmácia Popular, que passou a ofertar de graça 41 medicamentos. São remédios para doenças como hipertensão, asma, diabetes e também anticoncepcionais e fraldas geriátricas.
Vinte e sete milhões de pessoas foram beneficiadas e R$ 12 bilhões foram investidos. O Ministério da Saúde também ampliou o credenciamento de cidades que contam com o programa. Agora, ele está presente em 86% dos municípios brasileiros.
Nós inventamos o Farmácia Popular e, graças a Deus, agora a gente está distribuindo já uma quantidade razoável de remédio de uso contínuo de graça porque tem que ser assim mesmo, se não a gente não salva a vida. E as pessoas hoje já não passam a privação do remédio”
Presidente Lula
E para defender a soberania nacional no setor da saúde, o País voltou a fabricar insulina humana 100% nacional, após mais de 20 anos. A ação é fruto de uma parceria do Ministério da Saúde e uma empresa indiana que transferiu a tecnologia para produção no Brasil. Com isso, teremos capacidade para produzir 50% da demanda de insulinas e 350 mil pessoas com diabetes serão beneficiadas.
As pessoas que amputam uma perna, um braço, por causa da diabetes, não vão precisar mais, porque a Bionic vai estar no mercado, oferecendo ao nosso SUS, a um preço acessível, para que a gente possa distribuir de graça aos brasileiros que sofrem de diabetes”
Presidente Lula
E uma lei sancionada pelo presidente Lula amplia o direito à cirurgia reparadora da mama. A reconstrução mamária passa a ser garantida independentemente da causa da mutilação, seja por doenças como o câncer ou causas como violência e acidentes. Antes, o direito era restrito aos casos de câncer de mama
E neste ano, um aniversário muito especial. O Sistema Único de Saúde completou 35 anos como o maior sistema público, gratuito e universal de saúde do mundo. Hoje, 76% dos brasileiros dependem diretamente do sistema, que conta com 3 milhões e 500 mil profissionais.
São 2 bilhões e 800 milhões de atendimentos por ano. E um exemplo na prevenção de doenças, com o maior programa público de vacinação da América Latina.
Os três S's, o S do SUS, o S da saúde e o S da soberania. O seu governo garante o Brasil com o SUS mais forte e melhor, com a saúde do povo brasileiro melhor e com a soberania tão importante para dar sustentabilidade para a expansão do SUS”
Alexandre Padilha, ministro da Saúde
Assista à retrospectiva de 2025 na área de saúde no Brasil em Dia
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte
