Brasil Digital segue, em 2026, levando TV pública e gratuita a todos os cantos do país
Política pública, liderada pelo Ministério das Comunicações, prevê a implantação de mais estações para transmissão de canais da EBC e da Rede Legislativa
O programa Brasil Digital, que tem como objetivo ampliar a oferta de canais de TV pública e gratuita em todas as regiões do país, seguirá numa expansão ainda mais acelerada em 2026.
A política pública, liderada pelo Ministério das Comunicações, prevê a implantação de estações transmissoras para veiculação dos sinais da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e da Rede Legislativa, que engloba a TV Câmara, a TV Senado e emissoras das assembleias legislativas e câmaras municipais.
Só no primeiro semestre deste ano, estão previstas ao menos 30 novas estações.
“Queremos levar a TV pública e gratuita a todos os cantos do Brasil, proporcionando conteúdo de qualidade ao maior número de brasileiros possível. Em muitas regiões, é a televisão que mantém o cidadão informado, principalmente em locais mais remotos”, afirmou o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho.
O presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Andre Basbaum, disse que a expansão da Rede Nacional de Comunicação Pública é um fundamental para garantir o direito à informação em localidades que ainda não são atendidas pelos canais estatais.
“Com esse avanço, vamos permitir que mais brasileiros tenham acesso a conteúdo de qualidade, confiáveis e que fazem a diferença na vida das pessoas. Em um ano em que a informação de qualidade é essencial, os veículos da EBC têm um papel ainda mais importante”, afirmou Basbaum.
O programa
O programa teve início em 2024 e tem previsão de beneficiar 400 municípios em todo o Brasil.
Além de promover a ampliação do acesso aos canais públicos, o Brasil Digital também permite o compartilhamento da infraestrutura implantada por emissoras privadas, ampliando a diversidade de programação da televisão aberta e gratuita oferecida à população brasileira.
Estão sendo selecionadas, por meio de chamamentos públicos, instituições parceiras para ceder locais e infraestrutura básica para a instalação das estações de TV digital.
As instituições podem ser órgãos ou entidades da administração pública direta ou indireta (federal, estadual, distrital ou municipal) que disponibilizem o local de instalação e a infraestrutura básica, quando disponível, para a implantação das estações de televisão digital do programa, como prefeituras, câmaras municipais, assembleias legislativas e universidades.
Mais informações podem ser obtidas na página do programa .
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte