Brasil em defesa da governança global da IA e novas escolas indígenas marcaram a semana. Confira
Na índia, o Governo do Brasil apresentou a visão estratégica para uso da Inteligência Artificial, defendendo que a tecnologia seja orientada pela inclusão social, a soberania digital e o desenvolvimento sustentável. Confira estas e outras notícias no Semana Gov
O impacto da inteligência artificial na vida das pessoas foi um dos destaques da semana. Em Nova Delhi, com líderes de pelo menos 50 países, o presidente Lula destacou o poder da IA de multiplicar o bem-estar coletivo, mas ressaltou o risco que ela pode representar à democracia e aos direitos humanos.
O presidente lembrou que, segundo a União Internacional de Telecomunicações, 2,6 bilhões de pessoas estão desconectadas do universo digital. Para Lula, é imperativo que as nações aprofundem as discussões sobre o tema, levando em conta sempre que este é um processo que precisa priorizar as pessoas.
Colocar o ser humano no centro das nossas decisões é tarefa urgente. O regime de governança dessas tecnologias definirá quem participa, quem é explorado e quem ficará à margem desse processo”, afirmou Lula.
Assista ao programa especial Semana Gov:
Ainda na Índia, o Governo do Brasil apresentou a visão estratégica para uso da Inteligência Artificial, defendendo que a tecnologia seja orientada pela inclusão social, a soberania digital e o desenvolvimento sustentável. Em outro compromisso no país, uma comitiva de lideranças brasileira inaugurou um escritório da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), em Nova Délhi. Na inauguração, o presidente Lula lembrou as relações de cooperação e comércio com a Índia.
Com a inauguração deste escritório da Apex em Nova Délhi e o Fórum Empresarial Brasil-Índia, que realizaremos amanhã com a presença de empresários brasileiros e indianos, damos um passo importante para o aprofundamento das relações de cooperação e comércio com a Índia", afirmou Lula.
Leia também
• Regulação da IA tem de ser rígida e feita pelo conjunto dos países, diz Lula a TV indiana
E em coletiva de imprensa aqui no Brasil, o presidente em exercício, Geraldo Alckmin, comentou a decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos, que derrubou as tarifas sobre produtos importados impostas globalmente pelo presidente Donald Trump.
Também nesta semana, o debate sobre o fim da escala de trabalho 6 por 1 ganhou força e está no centro das discussões no país. A proposta, defendida pelo Governo do Brasil, tramita no Congresso Nacional, e prevê dois dias consecutivos de descanso para o trabalhador, com limitação da carga horária semanal. Um estudo do IPEA diz que a medida é economicamente viável e importante para a qualidade devida dos brasileiros.
O Governo do Brasil deu mais um passo decisivo para o fortalecimento da educação intercultural e o respeito à autonomia dos povos originários. No âmbito do Eixo Educação, Ciência e Tecnologia do Novo PAC, foi autorizada a construção e ampliação de 117 escolas indígenas em todo o País.
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte
