'Mostra Nós' vai premiar trabalhos fotográficos e audiovisuais das favelas brasileiras
Secretaria Nacional de Periferias, do Ministério das Cidades, abre inscrições para a “Mostra Nós'
" As periferias sempre foram vistas de fora, filmadas, fotografadas e interpretadas por outros olhares. A ‘Mostra Nós’ nasce como um convite para inverter essa lógica. A beleza nasce do território, as imagens são feitas, e as histórias contadas, por quem vive". Assim o secretário Nacional de Periferias, Guilherme Simões, define a primeira “Mostra Nós” , que está com inscrições abertas até o próximo dia 24 de fevereiro.
Com duas categorias, audiovisual e fotografia, a Mostra é aberta a participação de pessoas físicas e coletivos, de comunidades periféricas de todo o Brasil. Não há idade mínima para inscrição e cada inscrito poderá concorrer com uma obra por modalidade.
No audiovisual, serão selecionados oito (8 ) filmes , com duração de até 10 (dez) minutos, nos gêneros: ficção, documentário, híbrido / Doc-ficção, experimental, arquivo / found footage . A seleção será realizada por Comissão Técnica de Curadoria especializada.

Já os fotógrafos, podem inscrever imagens produzidas em câmeras ou celulares e serão selecionadas 25 (vinte e cinco) fotografias, que não precisam ser inéditas, mas devem ser autorais. A escolha será feita de duas formas, por 10 (dez) fotografias selecionadas por votação popular e 15 (quinze) fotografias selecionadas pela comissão de curadoria especializada.
As obras selecionadas recebem o certificado / selo “Mostra Audiovisual Nós 2026” e um troféu simbólico, além de exibição em atividades institucionais da “Mostra Nós 2026”, disponibilização no PerifaFlix e inclusão no Mapa das Periferias.
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte