Direitos humanos

No Rio, ministra Macaé Evaristo reforça compromisso com Estado laico

Caminhada pela liberdade religiosa, na Praia de Copacabana, reuniu diversas crenças e marcou luta contra intolerância religiosa em defesa da democracia

Agência Gov | via MDHC
16/09/2024 13:01
No Rio, ministra Macaé Evaristo reforça compromisso com Estado laico
Divulgação
Macaé durante caminhada em Copacabana

A ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, participou nesse domingo (15) da 17ª Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa, na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro (RJ). Durante o ato, a gestora reafirmou compromisso com a laicidade do Estado, enaltecendo a equidade de direitos para consolidação da democracia brasileira.

"A liberdade religiosa com equidade é um dos princípios fundamentais da nossa democracia”, afirmou a ministra antes de refletir sobre a disseminação do discurso de ódio, mecanismo avesso aos interesses da soberania nacional.

“Que a gente supere esse momento de ódio, que a gente possa unir, criar unidade no Brasil. Não uma unidade que apague as diferenças, mas uma unidade que respeite as diferenças e que a gente avance na convivência democrática", declarou Macaé.

Leia também
Lula sanciona leis do Dia do Pastor e da Pastora e de proteção a expressões cristãs

Em sua fala, a ministra ressaltou o papel do Brasil como um país diverso e plural e destacou o respeito às diferenças para fortalecer a convivência democrática (Foto: Tatiana Nahuz)
Em sua fala, a ministra ressaltou o papel do Brasil como um país diverso e plural e destacou o respeito às diferenças para fortalecer a convivência democrática (Foto: Tatiana Nahuz)

Promovido pelo Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (CEAP), em parceria com a Comissão de Combate à Intolerância Religiosa da Ordem dos Advogados do Brasil do Rio de Janeiro (OAB-RJ), o ato reuniu parlamentares como deputada federal Benedita da Silva e diversos segmentos sociais com o objetivo de promover a paz e denunciar casos de intolerância e racismo religioso.

Entre manifestações culturais e palavras de ordem pedindo respeito, o ato contou com movimentos e entidades compostas por representantes de religiões de matriz africana, do espiritismo, do cristianismo, do budismo, do judaísmo e do islamismo, entre as mais diversas declarações de fé.

 

 

 

Por MDHC

Link: https://www.gov.br/mdh/pt-br/assuntos/noticias/2024/setembro/em-ato-publico-no-rj-ministra-macae-evaristo-reforca-compromisso-com-estado-laico
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte