Mercosul e mais benefícios para os trabalhadores brasileiros marcaram a semana
E 2025 entrou para a história como o ano com os melhores resultados no setor do turismo. O Brasil bateu recorde de visitantes estrangeiros. Confira estas e outras notícias no especial Semana Gov
Nesta semana, a integração regional voltou ao centro do debate político sul-americano. A 67ª Cúpula do Mercosul, realizada em Foz do Iguaçu, marcou o encerramento da presidência temporária do Brasil no bloco, com anúncios na área comercial, avanços sociais e um recado direto à União Europeia. Durante a abertura do evento, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que sem vontade política e coragem dos dirigentes não será possível concluir a negociação do acordo entre o Mercosul e a União Europeia.
Tínhamos, em nossas mãos, a oportunidade de transmitir ao mundo mensagem importante em defesa do multilateralismo e de fortalecer nossa posição estratégica em um cenário global cada vez mais competitivo”, disse.
Confira o programa especial Semana Gov:

A semana também contou com novidades para os trabalhadores que aderiram ao saque-aniversário e foram demitidos. Agora, eles poderão receber o saldo do FGTS que estava retido. No total, são quase R$ 8 bilhões em recursos.
As novas regras que atualizam o Programa de Alimentação doTrabalhador, referentes aos vales alimentação e refeição, entram emvigor em 11 de fevereiro do próximo ano. Uma das mudanças é a limitação das taxas cobradas sobre os estabelecimentos que aceitam essa forma depagamento.
Sair da informalidade e garantir direitos como aposentadoria e auxílio-doença já é uma realidade para quase 17 milhões de brasileiros. O programa que criou a figura do Microempreendedor Individual, o MEI, completa 17 anos como a maior política de formalização do país, oferecendo crédito e apoio para quem decide trabalhar por conta própria.
Também nesta semana, o Brasil deu um importante passo para o reconhecimento da cultura gospel. O presidente Lula assinou um decreto que cria uma política nacional de valorização. O texto assinado inclui a música e outras expressões artísticas ligadas à fé, como o teatro e a literatura religiosa.
O presidente Lula deu posse ao novo ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, que assumiu ocargo no lugar de Celso Sabino. À frente da pasta, Feliciano disse que sua prioridade será tornar o turismo cada vez mais acessível e inclusivo.
O Governo do Brasil terá agora uma nova linha de crédito para renovar a frota de caminhões no país. A medida provisória destina até R$ 6 bilhões para apoiar caminhoneiros e empresas do transporte rodoviário na compra de veículos novos ou seminovos.
E 2025 já entrou para a história como o ano com os melhores resultados no setor do turismo. O Brasil bateu recorde de visitantes estrangeiros em 2025, e os gastos dos turistas internacionais também são os maiores já registrados. Resultado de políticas públicas, investimentos, e ações estratégicas.
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte