Social e Políticas Públicas

Ação do INSS em Feira de Santana (BA) faz mais de 150 avaliações sociais

A mobilização é realizada em todo o país para acelerar a análise dos requerimentos de Benefício de Prestação Continuada (BPC) onde o prazo de espera é superior a 45 dias

24/07/2023 12:40
Ação do INSS em Feira de Santana (BA) faz mais de 150 avaliações sociais


Mais de 150 avaliações sociais foram concluídas no mutirão do último final de semana nas Agências da Previdência Social em Feira de Santana, na Bahia. A ação tem por objetivo acelerar a análise dos requerimentos de Benefício de Prestação Continuada (BPC) e está sendo realizada em todo o Brasil, nas localidades onde a agenda para atendimento esteja com prazo de espera superior a 45 dias. Feira de Santana teve um baixo percentual de ausências registradas no sábado (22) e domingo (23), quando, em média, pouco mais de 10% dos cidadãos aguardados não compareceram.

Alguns cidadãos compareceram sem agendamento prévio e foram atendidos em substituição aos que faltaram. O mutirão também contou com a participação da Perícia Médica Federal, o que permitiu a conclusão de parte dos requerimentos ainda no final de semana. O gerente-executivo do INSS em Feira de Santana, Fernando Nunes, avalia positivamente a iniciativa. “O atendimento fluiu rápido, sem contratempos. Conseguimos antecipar atendimentos que seriam realizados em alguns meses e, em parceria com Perícia Médica, finalizamos diversos requerimentos”, comenta.

O BPC é um benefício assistencial operacionalizado pelo INSS, garantido pela legislação brasileira a idosos acima de 65 anos e pessoas com deficiência em condição de vulnerabilidade social. A avaliação social é uma etapa obrigatória para o reconhecimento do direito - quando requerido por pessoa com deficiência. Os mutirões são uma estratégia para acelerar a análise dos requerimentos com a redução do tempo de espera pela avaliação social, e consequentemente, por uma decisão.

Em Feira de Santana, está prevista a realização de mais um mutirão de avaliação social em meados do mês de agosto. Na Bahia, ações semelhantes já aconteceram em municípios vinculados à gerência-executiva do INSS em Salvador (a própria capital e Alagoinhas). Estão previstos novos atendimentos extras para cidades da região de abrangência administrativa das gerências de Salvador, Santo Antônio de Jesus, Itabuna e Vitória da Conquista ao longo das próximas semanas.

Por: Instituto Nacional do Seguro Social 

Link: https://www.gov.br/inss/pt-br/assuntos/acao-em-feira-de-santana-faz-mais-de-150-avaliacoes-sociais
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte