Ação do INSS em Feira de Santana (BA) faz mais de 150 avaliações sociais
A mobilização é realizada em todo o país para acelerar a análise dos requerimentos de Benefício de Prestação Continuada (BPC) onde o prazo de espera é superior a 45 dias
Mais de 150 avaliações sociais foram concluídas no mutirão do último final de semana nas Agências da Previdência Social em Feira de Santana, na Bahia. A ação tem por objetivo acelerar a análise dos requerimentos de Benefício de Prestação Continuada (BPC) e está sendo realizada em todo o Brasil, nas localidades onde a agenda para atendimento esteja com prazo de espera superior a 45 dias. Feira de Santana teve um baixo percentual de ausências registradas no sábado (22) e domingo (23), quando, em média, pouco mais de 10% dos cidadãos aguardados não compareceram.
Alguns cidadãos compareceram sem agendamento prévio e foram atendidos em substituição aos que faltaram. O mutirão também contou com a participação da Perícia Médica Federal, o que permitiu a conclusão de parte dos requerimentos ainda no final de semana. O gerente-executivo do INSS em Feira de Santana, Fernando Nunes, avalia positivamente a iniciativa. “O atendimento fluiu rápido, sem contratempos. Conseguimos antecipar atendimentos que seriam realizados em alguns meses e, em parceria com Perícia Médica, finalizamos diversos requerimentos”, comenta.
O BPC é um benefício assistencial operacionalizado pelo INSS, garantido pela legislação brasileira a idosos acima de 65 anos e pessoas com deficiência em condição de vulnerabilidade social. A avaliação social é uma etapa obrigatória para o reconhecimento do direito - quando requerido por pessoa com deficiência. Os mutirões são uma estratégia para acelerar a análise dos requerimentos com a redução do tempo de espera pela avaliação social, e consequentemente, por uma decisão.
Em Feira de Santana, está prevista a realização de mais um mutirão de avaliação social em meados do mês de agosto. Na Bahia, ações semelhantes já aconteceram em municípios vinculados à gerência-executiva do INSS em Salvador (a própria capital e Alagoinhas). Estão previstos novos atendimentos extras para cidades da região de abrangência administrativa das gerências de Salvador, Santo Antônio de Jesus, Itabuna e Vitória da Conquista ao longo das próximas semanas.
Por: Instituto Nacional do Seguro Social
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte